Romário

10/04/2010 10:27

 "O Baixinho é fera!"

"Romário de fato foi idolo, jogou muito fez 1003 gols"

 

Quem nunca ouviu frases desse tipo?

É amigo Romário de Sousa Faria o Baixinho, nascido aqui no Rio de Janeiro, no dia 29 de janeiro de 1966, jogou até um dia desses, foi idolo não só no Vasco mas também nos Urubus, no Fluminense(nem tanto) enfim de toda a torcida brasileira, por sua brilhante passagem na seleção Brasileira.

Quem é mais velho até hoje se lamenta do seu corte para a copa de 98.

É mais a seleção, não ficou só negativamente marcada em sua carreira, isso porque ele é o quarto maior artilheiro da seleção,71 gols mais do que muitos por ai , banheirista sim, sempre foi mas pelo menos fazia gols aos montes,  com apenas 1,69 Romário chamou atenção não só pelo futebol mas também pelas polêmicas declarações até hoje lembradas, declarações do tipo:

"Pelé calado é um poeta"

"Túlio deveria cuidar da mulher porque tem ladrão lá na casa dele"

Sem falar de uma proferida contra nós!

"A torcida do Vasco pode comprar lencinhos. No próximo clássico, eles vão chorar" 

Esse Romário, um prato cheio para os jornalistas.

Mas voltando ao futebol:

Aos 13 anos ele foi a base do Olaria.

Aos 19 anos chegou a Vasco,(pois não era possivel estreiar mais cedo) , logo Antonio Lopes o botou em campo em 6 de fevereiro de 1985, na vitória do Vasco por 3 a 0 contra  Coritiba, jogo válido pelo Brasileirão, nesse jogo ele entrou apenas no segundo tempo.

Seu primeiro dos 1003 gols em sua carreira foi marcado em Agosto, 6 meses depois de sua estreia, foi no dia 18 no amistoso contra a equipe do Nova Venécia,

Ainda em 85, foi vice-artilheiro do Cariocão fato que chamou a atenção de muita gente, mais sem perder tempo assinou seu primeiro contrato com,o Vasco, para jogar ao lado de quem já era idolo, Roberto Dinamite, foi artilheiro do Cariocão de 86, ofuscando um pouco o brilho do veterano Roberto Dinamite, que ficou em seguida como vice-artilheiro.

Em 87 e 88 foi bi-campeão estadual, e para melhorar deixou o Flamengo como Bi-vice ganhando os dois titulos sobre ele.

Atuações assim obviamente chamaram a atenção do treinador da seleção, que o convocara em 87, para jogar um amistoso contra a Irlanda.

E em um outro amistoso contra a Finlândia, marcou seu primeiro gol.


Em 1988, ganha mais um Cariocão e consegue vaga nas Olimpiadas de Seul,  e não perde tempo e vira artilheiro também das Olímpiadas, com 6 gols, se alguém tem boas lembranças daquela Olímpiada, provavelmente é só ele, porque naquela Olimpiada fomos eliminados na final, para a extinta União Soviética, isso mesmo o Pais do Futebol perde uma Olímpiada para a seleção de um pais, que talvez só entenda de conceitos armamentistas, mas também esse vice(prefiro dizer prata), foi o mais longe que chegamos, após isso foram inumeras eliminações precoces, o mais perto dessa prata, foi a semi com o Dunga em 2008(é o criticado Dunga) que na minha opinião é bem promissor, seguindo essa carreira.

Mas após as Olímpiadas como todo bom jogador, foi para a Europa, o time hoje não é lá essas coisas em termos de craques, mas na época acabara de conquistar a Liga dos Campeões da UEFA e acabou contratando o Baixinho.

Em 1989 já era estrela do futebol internacional, e pela seleção ganhou a Copa América e ajudou a seleção a chegar a mais uma copa a de 1990 na Itália.

É mais em 90 foi fracasso total, ele vinha de lesão por isso não pode desempenhar um bom futebol, jogou apenas um jogo e nesse mesmo jogo foi substituido no segundo tempo.

Pelo PSV, ele foi ainda artilheiro do Campeonato Holândes e da Copa dos paises Baixos.

Em 1993, chega ao todo poderoso, Barcelona na pré-temporada faz 17 gols em 12 jogos, mas quando começou para valer ele teve de enfrentar diversos problemas, chegando a ponto de ser apontado como culpado pelo baixo rendimento da equipe espanhola(detalhe: ele também ia para a noite quando jogava na Espanha).

Mas na temporada 93/94(assim mesmo, estranho não? mas lá é assim) ele é Artilheiro do Espanhol, levando o Barça ao titulo.

 

Em 93 também salva a seleção e a leva para a Copa de 94,nos Estados Unidos, à essa altura ele já era considerado o melhor do mundo.

É mais seu melhor ano certamente foi 94, obviamente não pela sacolada tomada pelo Barcelona na final da Campeões da UEFA, mas sim pela Copa conquistada em 94, onde ele fez dupla de sucesso com Bebeto, e o melhor ainda estava por vir, no final do mesmo ano ele é eleito o melhor jogador do mundo, pela FIFA..

Em 95.. Bom não pode pular essa parte né? fazer o quê, mas em 95 ele volta para jogar no Flamengo.

Mas... Nesse ano coitado do Romário né gente?  Mas mesmo assim ele foi artilheiro do Cariocão, pena(pena que nada)que o Fla, só ganhou a taça Guanabara, mesmo com Sávio e Edmundo ao se lado(Ô urubuzinho esse para roubar nossos craques, mas não podemos culpa-los de sermos maiores), Edmundo esse que mais tarde viraria seu desafeto.

Mas em 96 ele ganha o Cariocão ainda pelo Urubu de forma invicta(coisa rara por lá) e mais uma vez é artilheiro da competição, é amigo estadual para ele era mole.

No mesmo ano ele conquista pelo Flamengo a Copa Ouro Sul-Americana, mas ai os babacas do Fla, liberam Romário, na crista da onda para obter de volta o Bebeto, resultado: 14° lugar no Brasileirão.

Em 97 de novo emprestado ao Valencia, após ter sido Campeão da Copa do Brasil e vice do Rio-São Paulo(normal por lá)

Em 97 ele quase não jogou pelo Fla.

Ainda em 97, mas pela seleção ele conquista a Copa América e a Copa das Confederações(é no mesmo ano)

Em 98 após sua frustada passagem pelo Valência, ele volta ao Flamengo,

Nesse ano a mulambada é vice para o Vasco(com Romário no grupo) e ele é cortado da Copa, trágico não?

Em 99 ele é campeão carioca, ainda pelo Flamengo(segundo pesquisa do IBOPE 85% dos titulos do Flamengo foi com Romário e os outros 15% com Edmundo)

Em 99 ele também é artilheiro da Mercosul com 8 gols, mas no final do mesmo ano ele é demitido, isso mesmo DEMITIDO, pelo Edmundo.

Calma é o Edmundo Santos Silva, presidente do Flamengo na Epoca, é bem verdade que á essa altura Edmundo já era seu desafeto, mas também não tinha esse poder todo.

Em 2000 ele volta ao Vasco, e conquista a Mercosul e a Copa João Havelange(equivalente ao Brasileirão de hoje).

Em 2000 também ele ficou marcado por constantes brigas com  a Jovem do Vasco, é me desculpem os Simpatizantes da Força Jovem do Vasco, mas eu também não gosto do Juninho mas mesmo assim ele está aqui, temos que botar aqui os jogadores que jogaram muito e não os que nós gostamos.

Para quem não sabe essa briga se deu, por algumas frases proferidas contra o Vasco,(que eu citei logo no inicio do post) é eu também fiquei magoado, por ele ter dito isso contra nós e não contra a mulambada.

É minha rapaziada Romário chegou a pedir "arrego" á força jovem do Vasco, isso mesmo pessoal ROMÁRIO JÁ PEDIOU ARREGO, foi no jogo que poderia ter levado o Vasco, á decisão do Mundial Interclubes da FIFA, o primeiro da FIFA, isso porque ele levantou uma camisa comemorativa do 30 anos, da Força Jovem do Vasco, é hilário, depois de tanta besteira tentar se redimir com uma camisa.

Mas mesmo assim ele jogou muito, aqui no Vasco, melhor do que falar que ama e não jogar nada.

É mais em 2000 e 2001 ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro, e jogava muito quando Felipão não o convocou para a copa de 2002 sob desculpa de motivos táticos(imagina Romário não se encaixando em alguma esquema)

Em 2002 ele vai para mais uma "Campanha de Centenário" ele vai para o Fluminense, como presente e só no primeiro jogo, faz dois gols, com mais de 70.000 tricolores no Maraca(90% da torcida).

Em 2003 tem campanha razuavelmente boa e sem titulos.

Em 2004 também faz campanha razoavel no Cariocão e no meio do ano participa de uma "pelada" no palco da copa de 94, os Estados Unidos, jogando com diversos jogadores daquele Mundial, o jogo era "A despedida do futebol internacional"

Em 2005 sob rumores de que iria encerrar a carreira, ele volta ao Vasco, e é artilheiro de mais um cariocão(ele tem mais artilharias do que titulos,rsrsrs)

No mesmo ano a odiada Globo faz 40 anos(eu não a odeio, mas acho que quem a odeia e porque tem inveja), mas ai você pergunta tá mas o que isso tem a ver, eu respondo é porque Romário é convidado para jogar um amistoso pela seleção, em comemoração aos 40 anos da Globo.(apesar de ela dizer que era "A despedida de Romário da seleção canarinho") 

É o melhor é que o Brasil venceu por 3 a 0 a Guatemala e ele fez o segundo gol(é verdade que era a Guatemala, mas pelo menos ele fez gol)

Em 2005 ele ainda surpreende ao ser artilheiro do Brasileirão, com 22 gols, isso mesmo em 2005 ele foi artilheiro do Cariocão e do Brasileirão, sendo assim o 2º maior artilheiro da história do Brasileirão, somente atrás do nosso Roberto Dinamite.

Em 2006 ele vai jogar nos EUA, já atrás do milésimo gol, depois volta ao Brasil para jogar no Tupi de Minas Gerais mas é impedido de atuar pela CBF por não ter sido inscrito dentro do prazo, para tristeza da torcida do Tupi(que devia estar pensando: "Até que enfim vamos ter um atacante") Em novembro ele se transfere para o Adelaide United da Austrália.

Em 2007 ele volta ao Vasco, atrás de seu milésimo gol, recordo que em seu retorno contra o Volta Redonda, faltava 15 minutos para o jogo acabar, o Vasco estava no sufoco, vencendo por 3 a 2 o time do Volta Redonda, ele entrou e em 15 minutos trasformou a suada vitória em goleda, ele meteu 3 gols em 15 minutos.

Em abril quando já perto de fazer o milésimo gol, o desepero já batia, faltava 2 gols para o milésimo, e o Vasco tinha uma partida contra o Flamengo, mais uma chance para ele se redimir com a Força Jovem e ficar bem feliz, afinal era um milésimo gol contra nosso maior rival, iso ia ficar marcado na história, ele jogou o Vasco meteu 3 a 0, mas ele só fez um gol(que tristeza), ninguem ligou para o placar só para o Romário.

Ai vieram as semi-finais, contra o Botafogo time em que ele mais meteu gol, com direito a estádio cheio, jogão de bola, e Galvão Bueno na globo(eu acho até que para todo o Brasil) com 8 minutos o Vascoi vencia por 2 a 0, mas ainda no primeiro tempo, o Botafogo virou, no segundo mais gols e um jogo empatado em 4 a 4, sem gols de Romário, para nossa tristeza, e para piorar o Botafogo ganhou nos Penaltis.

Ai veio o Gama, terceira chance do Romario fazer o milésimo no Maracanã, é mais com quase que do meio de campo o gama elimina o Vasco no ultimo minuto,doloroso para todos nós.

Após a eliminação na Copa do Brasil e no Carioca, o Vasco ficaria um mes sem jogar!

Até que veio o Brasileirão, jogo contra o América no Machadão, isso o que mais tarde seria ultimo colocado no cmapeonato, o Vasco venceu por 1 a 0, e Romário, não jogou pois o jogo foi fora do Rio e a essa altura ele não viajava mais, para fora do Rio.

Segunda Rodada São Januário, sem o mesmo prestigio do Vasco e Botafogo, jogo só no Pay-per-view, e eu no radinho de pilha ouvindo, quando no segundo tempo tem um  penalti para o Vasco, eu me lembro que estava numa festa e na hora, quase todos os homens pararam para ouvir o radinho, não sei pois não estava em casa, mas não duvido, de a Globo ter entrado ao vivo no hora do penalti, pois o Brasil todo parou, muitos apreensivos pois Romário, nunca foi eximio cobrador de penaltis, mas mesmo assim ele correu, bateu e fez, foi uma festa só, teve volta olímipica, e parada de 30 minutos para todo aquele chororô e tal prevista pela federação.

É amigo NO DIA 20 DE MAIO DE 2007, EM SÃO JANUÁRIO, ROMÁRIO ENTRA PARA A HISTÓRIA AO FAZER SEU MILÉSIMO GOL 

Tinha que ser em São Januário, palco onde Pelé também fez seu milésimo, mas só que contra, alguém tinha que fazer a favor

É São Januário entrou para a história, como palco dos dois milésimos gol, do futebol o do Pelé e o do Romário.

No dia 19 de Agosto no jogo contra o América de Natal(já no segundo turno) é inaugurada uma estátua atrás do gol em que ele e por coincidencia também Pelé fez o milésimo gol, obviamente a estátua era em sua homenagem.

Após isso ele chega a ser treinador e jogador ao mesmo tempo(para evitar problemas com técnico rsrsrs) isso porque em um outro jogo valido pela sulamericana no jogo contra o América do México ele também treinou o Vasco, e o Vasco venceu por 1 a 0, mas mesmo assim foi desclassifcado pois perdeu o primeiro no México por 2 a 0.

Como técnico em 2007 ele pediu demissão após, alegar que Eurico Miranda havia interferido em seu trabalho, ao ordenar que coloque Ala Kardec, para que olheiro possam o ve-lo jogar para posteriormente vende-lo, mas Romário queria colocar Abuda,(nossa! todos os dois eram perebas) e ai por causa disso Romário se demitiu, momentos antes de uma partida.

Após isso ele ficou um tempão sem jogar, mas nem por isso oficializava sua aposentadoria.

Em 2009 ele realizou duas partidas pelo América, como forma de cumprir uma promessa feita ao mesmo, já falecido, jogou no total menos de 45 minutos, o suficiente para enorme alvoroço do midia.

A quem diga que ele não tem 1000 gols e também a quem diga que ele tem 1006, mas em suas contas pessoais ele tem 1003.

Hoje ele é Manager do América do Rio, nessa função já conseguiu parcerias importantes para o Mequinha, apelido do time carioca, dizem que ele é americano, apesar de apenas dois jogos quase que amistosos, pelo clube, jogos validos pelo 2° divisão do estadual do Rio de Janeiro.

Vejam abaixo alguns de seus números:

Titulos:

Brasileirão: 2000;

Cariocão: 87,88,96e 99;

Cariocão da Série B: 2009;

Mercosul: 99 e 2000;

Copa Ouro Sul-Americana:  96;

Copa dos Campeões Mundiais: 97;

Campeonato Holândes: 88/89, 90/91, 91/92;

Copa dos Países Baixos: 89 e 90;

Campeonato Espanhol: 93/94;

Copa América: 89 e 97;

Copa do Mundo: 94;

Copa das Confederações: 97;

E ainda medalha de Prata em Seul, em 88;

Individualmente:

 Segundo Melhor do Mundo FIFA, em 93;

Melhor do Mundo FIFA em 94;

Melhor da Copa em 94;

Quarto Melhor do Mundo FIFA em 95;

Melhor das Américas segundo a revista "El pais" em 2000;

Bola de Ouro revista Placar em 2000;

Bola de Prata revista Placar em 2000,2001 e 2005;

Chuteira de Ouro revista placar em 99,2000 e 2002;

Chuteira de Ouro CBF em 2001 e 2005;

Agora prepare-se porque são as artilharias:

Cariocão:86,87,96,97,98,99,2000,2005

Brasileirão:2001 e 2005

Mercosul: 99 e 2000

Rio-São Paulo: 97 e 2000

Copa do Brasil: 99

Olimpiadas: 89

Campeonato Holândes: 89,90,91

Campeões da UEFA: 90 e 93

Campeonato Espanhol: 94

Copa das Confederações: 97

Mundial Interclubes: 2000

USL Soccer: 2006