Quando a fase é boa dá tudo certo

23/10/2011 19:10

Quando a fase é boa dá tudo certo

 
 
         O jogo deste domingo era tido como crucial para trazer o Vasco de volta à liderança  do Campeonato Brasileiro. O Vasco tinha parada duríssima pela frente, ganhar do Bahia em Pituaçu não é fácil. Façanha que nenhum carioca até então havia conseguido e se não fosse o Vasco nenhum outro conseguiria, afinal o Vasco era o último carioca na tabela do tricolor bahiano. Foi sem dúvidas o mais indigesto. 
         Antes do jogo a grande baixa do time cruzmaltino era a ausência de Élton que havia pegado uma gripe antes da partida e por isso acabou sendo vetado do duelo. Com isso, Cristóvão optou em pôr mais um volante e adiantar Diego Souza para o ataque. Estratégia que aparentemente faria do Vasco um time mais defensivo. A escalação de Felipe na lateral esquerda confirmada horas antes da partida já havia sido alvo de críticas, inclusive eu não concordei com tal escolha em um primeiro momento, afinal tínhamos Julinho disponível. E ao meu ver usar dois jogadores para fazer o que um já poderia fazer, seria desnecessário. Foi isso que Cristóvão fez, Jumar defendeu e Felipe atacou. Mas para minha surpresa deu certo e muito certo. Jumar defendeu extremamente bem e Felipe jogou muito lá na frente. Uma escolha surpreendente, mas extremamente bem-sucedida.
        Já o Bahia tinha uma proposta de anular as jogadas do Vasco e explorar bastante os contra-ataques. E tinha poderio para isso, a estratégia poderia ter dado certo. Mas para nossa sorte não deu.
          Logo no começo do jogo o Bahia teve duas boas jogadas, uma com Dodô e outra com Fabinho, que não foi bem uma jogada, mas quase foi um gol. Um tirambaço no travessão que assutou Fernando Prass. Mas logo o Vasco acordou no jogo e começou a dominar a partida, chegando a fazer um gol legal que o juíz  erroneamente anulou. Aí eu pensei: "Pronto, começou a roubalheira!" E quem não pensou? Depois de diversos erros de arbitragem contra nosso time(mais do que os erros a favor) a mim não seria nenhuma surpresa. Porém era apenas um indício de que o time pelo menos iria adotar uma boa postura. O Vasco seguia em cima, era dono do jogo até que aos 22 em grande tabela entre Felipe e Diego Souza, que parecia que não iria dar certo, mas acabou sobrando com Felipe que "pegou na veia" e abriu o placar: Bahia 0X1 Vasco. Apesar do gol o Vasco não se retraiu e teve no mínimo umas duas chances de ampliar o placar ainda no primeiro tempo. Porém acabou não conseguindo êxito em suas tentativas.
           O Vasco voltou do intervalo com um bom volume de jogo, buscando claramente o segundo gol e teve mais chances de ampliar. Porém parecia que a bola do segundo gol não queria entrar. A partir dos 30 minutos, até pela necessidade e a pressão da torcida, o Bahia decidiu se expor mais e teve algumas poucas chances de gol. Já no fim quando Junior entrou o Bahia acabou tendo suas melhores chances no jogo, porém felizmente Fernando Prass se fez presente. Já nos acréscimos após ótima cobrança de tiro de meta de Fernando Prass a bola acaba sobrando para Diego Souza que feicha o caixão: Bahia 0X2 Vasco.
          O resultado foi importantíssimo para nos mantermos vivos na briga pelo Penta-Campeonato,afinal time que quer ser campeão tem que ganhar esse tipo de jogo fora de casa. Para melhorar, todos os outros times da parte de cima tropeçaram(O Flamengo eu não sei, esse post foi produzido imediatamente após o jogo), inclusive o Corinthians, que arrancou um empate contra o Internacional no Beira-Rio, mas mesmo assim podemos considerar um "tropeço".  Por isso, não há título melhor para esse post do que esse:"Quando a fase é boa, dá tudo certo", porque realmente deu tudo certo à nosso favor. Agora apenas 7 jogos nos distanciam do Penta-Campeonato Brasileiro, 7 decisões. 
         O Vasco voltará as atenções para a Copa Sulamericana, já nesta quarta feira em São Januário, uma vitória por 2X0 nos coloca nas quartas de final da Sulamericana. O Vasco só deve pegar um adversário realmente difícil na semifinal, por isso vale muito a pena seguir na briga pela Sulamericana. Sem falar do status que ela dá ao vencedor, e é claro o prêmio em dinheiro. Não será fácil ganhar do Aurora, mas sem dúvidas não terá de ser nenhum milagre. E quem sabe, caso passemos pelo Aurora não possamos sonhar com a tríplice coroa? Seria algo magnífico! Iriamos ter a maior tríplice coroa da era atual do futebol, uma vez que a do Cruzeiro incluiu o Campeonato Mineiro. É bom ver o Vasco assim depois de anos, e nada mais justo para premiar esse retorno do Gigante do que não um ou dois títulos, mas sim três, do jeito que o nosso Vasco merece. Eu acredito!
 
 
                                                              /+/Saudações Vascainas/+/

Comente!

Quando a fase é boa dá tudo certo

Felipe | 25/10/2011

rumo ao penta


Novo comentário