Por que Rodrigo Caetano deixou o Vasco?

16/12/2011 11:34

Por que Rodrigo Caetano deixou o Vasco?

 

 

Há vida sem Rodrigo Caetano?
 
  
          Ontem, uma onda de "tristeza" tomou contada nação cruzmaltina. Não... nenhum craque do Expresso morreu, nenhum título nosso perdeu a oficialização, São Januário não foi tercerizado, A Copa do Brasil não foi perdida no tapetão.. não... longe disso. O nosso diretor de futebol foi embora. 
          O diretor que implantou o profissionalismo no clube, o tirou do fundo do poço, da série B e o pôs entre os melhores. Os melhores do continente. Ele contratou nossas principais peças, ele viabilizou as principais reformas no Clube. A ele devemos muito. Ele é digno de nossa gratidão. Por tudo que fez no clube ele merece ser valorizado. Porém Rodrigo, optou por sair do clube,  devido à divergências internas.
 
 Estaria Rodrigo Caetano certo?
 
Segundo especula-se ele saiu por dois principais motivos, os quais iremos tratar adiante:
 
A "farra da base">
 
          Segundo se sabe, ele não estaria satisfeito com a administração da base cruzmaltina. Ele queria tomar as rédias da situação.  A base do Vasco hoje é muito fraca e não consegue bons resultados, os poucos que se destacam nos trocam por um rival.  Empresários poem e tiram jogadores, escalam e barram atletas. Com isso, muito muleque "ruim de bola" joga, porque há interesses por trás disso.
        Isso não é exclusividade do Vasco e também ocorre em outros grandes clubes, como o próprio Fluminense, provável destino de Rodrigo. Lá no Fluminense, também sobe jogador de empresário, lá no Fluminense a patrocinadora escala jogadores. Inclusive no profissional. Barrar um jogador do Dr. Celso Barros é gerar atrito entre patrocinadora e Clube. Isso o Fluminense evita. 
        É claro, não devemos usar parâmetros ruins para comparação, não que a base do Fluminense seja ruim. Mas ela sofre dos mesmos problemas que a nossa. Devemos cobrar uma posição de Roberto Dinamite, a aproximação entre a base e os profissionais caso isso seja necessário. E a extinção dos famosos "apadrinhados" da base do Clube. Isso é algo que nós, torcedores, devemos exigir do nosso presidente. Espero que ele não se omita, como costuma fazer e nos esclareça bem isso.
 
 
Promessas não cumpridas- O CT>
 
 
           Outro motivo pelo o qual Rodrigo Caetano provavelmente saiu, são as "promessas não cumpridas" feitas por Roberto Dinamite. Entre elas, principalmente, a ausência de um Centro de Treinamento.  Eu considero infeliz essa motivação que Rodrigo possa ter tido. O Vasco em nenhum momento cruzou os braços e parou de evoluir. Sala de musculação, Sala de imprensa, arquibancadas e alambrados de São Januário, Megaloja, Memorial e tudo mais. Se isso não for sinal de evolução, eu não faço a menor ideia do que signifique "evolução" para Caetano.
          O Vasco não ficou parado também em relação ao Centro de Treinamento, ao longo dos últimos  anos, quem acompanha o clube viu que por diversas vezes o Vasco foi atrás de terrenos, e sempre emperrava em alguma coisa. Seja custo, inviabilidade infra-estrutural, burocracia... Também não vi o problema aqui. Talvez Rodrigo Caetano queira imediatismo, queira o CT pra hoje, não esteja considerando todo o esforço de Dinamite em obter um CT. Ele apenas quer o CT. 
         Rodrigo Caetano sai "triste" por não termos construido o CT e vai para o Fluminense. Mas a pergunta que não quer calar é: O Fluminense agora tem um CT? O Fluminense ao menos tem um estádio? O Fluminense tem estrutura? Outro dia Muricy saiu chateado de lá  pela falta de estrutura do clube tricolor. Ele disse inclusive que havia ratos que corriam livremente nas Laranjeiras. Isso é o que Rodrigo Caetano chama de "estrutura"?
        Ele sabia desde que chegou que não teria facilidade alguma para reestruturar o Vasco, 3 anos se passaram e os retornos começam a vir, o clube já vem se modernizando, já estamos novamente valorizados, resgatamos a moral do torcedor e reencontramos o caminho dos títulos. Quando ele chegou o Vasco também não tinha CT, mas ele optou por vir.  Ele havia saido anteriormente do Grêmio, que tinha um CT, e toda parafernália que um clube "estruturado" tem. Mas ele não ficou lá. Tempos depois estava no Vasco, o pobre e desestruturado Vasco.
 
 
Os 3 anos não foram em vão
 
       Além de tudo, o Vasco vem construindo um Centro de Treinamento para os Juniores. Caso alguém não tenha lido direito, repito: Construindo. Ele ficará  pronto em breve, não é promessa, não é demagogia, é fato. 
       O CT dos Juniores irá impactar diretamente as duas razões pelas quais Caetano saiu: O CT favorecerá o desempenho dos juniores, ficará mais fácil os preparar fisicamente e encontrar bons talentos. O CT dos juniores proporcionará a "aproximação" dos profissionais com os juniores. O que Rodrigo queria. 
          O CT de Juniores abrirá também, portas para que em breve tenhamos um CT para os profissionais. Primeiro teremos um para os juniores e depois o caminho natural é achar um pra o time principal. Não são todos os clubes que têm um CT de Juniores.
 
 
 Argumentos X Contra-argumentos
 
           Até aqui, eu apresentei os erros de Dinamite, os acertos de Rodrigo Caetano, os motivos pelo os quais ele saiu. Nesse texto também, eu rebati tais argumentos que possam defender a saída do nosso ex-diretor de futebol.  E antes que me venham com o papo: "Ah mas tem o desgaste político, no Vasco ele não vinha tendo liberdade para trabalhar, Roberto Dinamite o "reprimia"" porque isso também não cola. Repito mais uma vez: Ele está indo para o Fluminense, aonde não apenas o presidente manda, lá manda também o patrocinador. E agora, mandará também Rodrigo Caetano. No tricolor ocorre uma espécie de Regência Trina, manda mais quem pode mais. Celso contrata, Peter acata... e.... e o Rodrigo? Apenas receberá o seu salário. No máximo "tentará" negociar com atletas(como deve fazer, já que é diretor de futebol).  
       Lá ele também não terá liberdade para trabalhar. Aliás, em qual clube ele teria? Em qual clube o diretor de futebol tem total autonomia para contratar? Em qual clube o diretor de futebol pode decidir o quanto irá gastar, passando por cima do Conselho Deliberativo e do próprio presidente? Para isso, precisaria que ele fosse o presidente.
 
 
Mas afinal, então porque Rodrigo Caetano saiu?
 
          Não quero aqui fazer acusações infundadas, não tenho provas, são suspeitas. Suspeitas essas, que mesmo se forem verdadeiras,não farão de Rodrigo Caetano um "mau-caráter", nem um digno de "queimar no fogo ardente do inferno", são apenas constatações que provam que talvez, ele não seja tão "bom moço" quanto parece. Não estou levantando suspeitas sem antes ter analisado todas as possibilidades que explicariam a saída dele, não estou levantando suspeitas apenas para defender Dinamite. Eu inclusive o critiquei neste post.
 
Ao que parece ele tem um motivo real(R$) para sair
 
        No Vasco, ele ganha algo em torno de 180 mil reais, não dá pra dizer o valor exato, mas dá para se ter uma ideia. Inclusive, saiu no Casaca(grupo de oposição) que ele realmente ganha algo em torno disso. Diversos jornalistas já confirmaram. No Fluminense ele ganhará "o maior salário de um dirigente no Brasil", segundo a última especulação(que ocorreu no meio do ano), seu salário pode chegar à 700 mil reais. Deve ficar em torno de 500 mil, bancados,principalmente, pela Unimed. 
      É claro, ele tem todo o direito de sair em busca de um salário melhor. Mas seria muito mais ético que ele publicamente admitisse isso, em vez de insinuar que no Vasco não tem boas condições de trabalho( e ir para Ratoeiras), em vez de usar o CT como desculpa(mesmo o Vasco construindo um para os juniores e buscando um para os profissional, e ainda ir para o Fluminense,que também não tem CT), falta de liberdade para atuar( e ir para a Regência Trina tricolor), farra da base(e ir para outro time carioca), pouco dinheiro para investir(Aí ele tá certo, no Fluminense ele irá gastar o quanto quiser. Mas desde quando Dinamite tem culpa de o Vasco não ter dinheiro para grandes reforços?)... Era melhor ser franco. A menos que haja um outro motivo, que nem especulado foi, tudo indica que ele saiu pelo salário e para poder ajudar a torrar o dinheiro da Unimed no Fluminense.
 
 
E agora, como iremos seguir adiante? Relembre outros casos
 
Dorival Jr - 2009
 
         Quando Dorival Jr. saiu do Vasco no fim de 2009, muitos diziam que ali acabava-se o resgate do C.R. Vasco da Gama. Após idas e vindas de treinadores fracos, chegou Ricardo Gomes. Se identificou, nos deu um título expressivo após 8 anos, e hoje tem o time na mão. Diria que hoje, posso sem titubear, afirmar que Ricardo Gomes tem mais importância nesse nosso "reerguer" do que o próprio Dorival.   Dorival nos tirou dentre os piores e nos pôs dentre os melhores. Ricardo Gomes nos ermegiu dentre os melhores e nos pôs como um dos melhores, e porque não, até mesmo o melhor.
     
Carlos Alberto e Felipe - 2011
 
       Quando Carlos Alberto e Felipe sairam no início do ano, muitos diziam que ali o Vasco jogava o ano fora, que havia de fato a possibilidade de um rebaixamento no estadual. Carlos Alberto era preterido por grandes clubes, como Atlético-MG, Cruzeiro,Grêmio, Corinthians e meses antes, o próprio Flamengo. Perdíamos ali, um grande jogador,"insubstituível", nosso melhor jogador. Logo veio Diego Souza, e não preciso me prolongar para falar dele: Melhor meia do Brasileirão 2011.
      Já Felipe, ídolo do Vasco, não poderia ser repreendido, afinal "ele era ídolo". Um ídolo que vinha apenas comendo e dormindo no Vasco. Após o puxão de orelhas dado por Dinamite,  ele voltou a ser o velho Felipe e foi destaque no título da Copa do Brasil.  Hoje, muitos concordam que a polêmica decisão de Dinamite foi acertada.
 
 
Considerações Finais
 
        Hoje é Rodrigo Caetano quem sai sob polêmica. Mais uma vez fico do lado de Dinamite,  mas sem incriminar Rodrigo, que foi procurar "melhores condições de trabalho". Desejo boa sorte à ele, que sem dúvidas ficará com minha gratidão. Mas se ele não queria ficar, que bom que saiu. Precisamos apenas de profissionais comprometidos e que acreditem no projeto do Vasco.
         E se ano que vem for um bom ano, Rodrigo Caetano terá sido peça fundamental no sucesso, pois ele nos permitiu que voltássemos a sonhar. 
        Por isso vascaino, não fique triste. Pessoas vem e vão, mas o Vasco fica. O Vasco será sempre o Vasco, independente de qualquer pessoa. Em breve o Vasco anunciará um novo diretor. O qual eu irei torcer bastante, para que obtenha tanto, ou até mais, sucesso que Rodrigo Caetano.
 
 
/+/Saudações Vascainas+/

Comente!

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário