Para voltar a seu lugar de direito

22/10/2011 21:45

À César o que é de Cesar e ao Vasco o que é do Vasco

 

 
     Hoje o Vasco vai a Pituaçu enfrentar o Bahia de olho na liderança do Campeonato Brasileiro. Até mesmo um empate pode nos levar de volta a nosso lugar de direito, já que o Corinthians tem parada duríssima pela frente diante do Internacional no Beira Rio. Bom, antes de pensarmos em um possível tropeço do Corinthians diante do Internacional( o que seria até normal), devemos fazer a nossa parte e vencer o Bahia, mesmo fora de casa. Time que quer ser campeão tem que entrar em todos os jogos para vencer e nunca para "arrancar pelo menos um pontinho", isso é discurso de time de meio de tabela. Conformismo que não devemos  adotar.
        O Vasco vai com um desfalque importante no sistema defensivo: Renato Silva. Tá bom vai, ele não é grande coisa, mas acaba ganhando um grau de importância enorme depois que olhamos pro banco: Douglas e Nilton. É... ele é importante. Victor Ramos não poderá atuar amanhã, por isso nem ele(que também não é grande coisa) teremos.   Bom, como sabemos Renato Silva é um desfalque defensivo e por isso caso as coisa fluam lá na frente, pode ser que não faça falta. Até porque, Souza não impõe tanto medo assim. Aliás, impõe medo sim, mas não pelo seu futebol e sim pela seu rostinho de mister universo. O maior problema de utilizar Douglas é que ele é lento e tem pouca técnica, mas creio que dá para marcar o Souza, que também não dispõe de grande velocidade.   Do meio pra frente o time deverá jogar da mesma maneira que jogou diante do Atlético-MG, óbviamente menos ofensivo, mas com a mesma qualidade. Por isso creio que temos grandes chances de vencer, principalmente se repetirmos a atuação de domingo passado. E se vencermos há grandes chances de reassumirmos a liderança do campeonato a 7 rodadas do fim. Logo agora que o campeonato começa a afunilar. Isso pode significar nossa última troca de posições e consequentemente o tão sonhado Penta-Campeonato. O Vasco também deverá usar Felipe na lateral esquerda, o que não deu certo contra o Atlético-PR, mas Cristóvão deve optar por usar algum dos três volantes para "cobrir" as investidas do Maestro. Caso não dê certo ele poderá por Julinho que deve começar no banco.
       O Bahia tem alguns jogadores interessantes como Lulinha e  Ricardinho que nem sei se vão jogar, ambos podem incomodar bastante. O time bahiano joga para se manter fora da zona do rebaixamento e não tem maiores pretensões no Campeoanto. Apesar disso o jogo não será fácil, o Bahia irá vir com tudo para cima do Vasco, empurrado por um Pituaçu lotado. Aí é que está o mapa da mina: Saber usar a torcida contra eles, se fizermos um gol logo a pressão pela reação da equipe bahiana irá aumentar substancialmente, o que pode facilitar as coisas para o nosso lado. 
       Por isso acho que temos tudo para sair de Salvador com uma vitória e a liderança reconquistada! Daí será só se manter para que na última rodada possamos receber as faixas e deixar toda a torcida rubro-negra mais uma vez frustrada. Mas vamos pensar um jogo de cada vez, e amanhã terá de ser como uma final. A primeira de oito.
 
 
/+/Saudações Vascainas/+/