O 2010 carioca, um ano para ser esquecido por quase todos.

11/12/2010 20:45

Fiz um texto sobre o Vascão mas faltou um panorama estatal sobre o futebol, então vamos a ele!

O ano começou com promessas de títulos por parte de todos os clubes. O Botafogo apostava na dupla estrangeira e pouco conhecida: Herrera e Loco Abreu, o Flamengo apostava no seu time que acabara de ser campeão brasileiro em 2009, o Fluminense buscou se reforçar visto que tinha quase caído e precisava se reerguer, já o Vascão apostou num nome já conhecido das torcidas cariocas: Dodô, o atacante que estava parado por muito tempo era a promessa de gols no time. O ano tinha sido relativamente feliz para todos os clubes cariocas, Flamengo tinha sido campeão brasileiro, Fluminense saiu da zona rebaixamento de forma heróica, o Vasco tinha sido campeão da série B com louvor e voltou a série A, já o Botafogo eu sinceramente não me lembro, mas não terminou de maneira vergonhosa, se não me engano também escapou do rebaixamento. Até o ínicio do cariocão, todos os torcedores estampavam com orgulho os seus escudos com suas camisas suadas cobrindo seu corpo, o manto sagrado de cada pessoa.

Até que começou o cariocão e algumas promessas foram por água abaixo. Um exemplo é o Vasco, que começou bem com uma goleada de 6x0 encima do botafogo, com três gols de Dodô, mas acabou sendo surpreendido pelo "Mago Joel" que conseguiu elevar um Botafogo que vinha fadado a degola para um time campeão da taça guanabara e taça rio. Um em cima do Vasco e outro em cima do Flamengo, com uma defesa heróica de Jefferson num penalti cobrado por Adriano. Afinal a dupla desconhecida Loco Abreu e Herrera, funcionou. O Fluminense não se classificou pra nenhuma final e continuava com seu jejum de títulos.

Depois da derrota, o Flamengo foi atrás de Joel Santana, mas o mesmo declarou que queria ficar no time campeão do carioca e renovou seu contrato, enquanto isso, Vasco e Fluminense viam-se de mãos atadas porque precisavam de jogadores e rápido, para pelo menos conseguir a copa do Brasil e bater o todo poderoso Santos de Neymar, candidato fortíssimo ao torneio. O Botafogo caiu para o Santa Cruz na segunda fase da Copa do Brasil, o Fluminense acabou por cair contra o Grêmio e o Vasco saiu da competição frente ao Vitória, que acabou sendo vice-campeão perdendo pro Santos e futuro rebaixado do brasileirão.

Já o Flamengo que buscava a tão sonhada libertadores, acabou deixando lágrimas de tristeza nos rostos dos torcedores Corinthianos que pensavam poder ganhar a libertadores no seu centenário, esse que talvez foi o maior feito dos rubros-negros no ano. Mas depois acabaram sendo batidos pela Universidad do Chile do, zagueiro da seleção uruguaia Mauricio Victorino e o carrasco rubro-negro Montillo.

Nesse meio tempo, não nos esqueçamos dos problemas extra-campo do Flamengo. Prisão do goleiro Bruno e algumas coisas dizendo sobre o ataque flamenguista, Adriano e Vagner Love posaram com armas entre outros, as fotos foram parar na mídia e deu no que deu...

Com todas as competições não regionais pré-copa do mundo sendo perdidas pelos times cariocas, só nos restavam o Brasileirão já que nenhum time carioca se classificou para a Sulamericana.

O início do brasileirão teve um gosto amargo para o Vasco e Botafogo, mas abriu uma ponta de esperança para Flamengo e Fluminense que começaram lá no topo da tabela. No período da copa do mundo foram muitas promessas e especulações, no Flamengo chegaram Deivid e Diogo para substituir o ataque dos sonhos rubro-negro e o grande Val Baiano, a piada do ano por parte das torcidas rivais. O Vasco contratou um trio que fez a torcida se iludir com um futuro melhor. Éder Luis, Zé Roberto e Felipe chegavam para ser as soluções do Vasco, que formariam um quarteto com CA, juntos deles chegou PC Gusmão, que substituiu Celso Roth que teve uma saída conturbada indo pro Inter. O Botafogo apenas se estabilizou, contratou algumas peças chaves como Jóbson, mas o Fluminense foi o que mais investiu. O tricolor das laranjeiras trouxe dois nomes de peso: Deco e Belleti, além do Sheik Emérson numa disputa com o Flamengo.

No final, a dupla rubro-negra não vingou, o quarteto vascaíno muito menos, afinal, quase não jogaram juntos, o Botafogo sonhou com libertadores, mas com um time não tão bom e com um técnico excelente conseguiu beliscar uma sulamericana, quase conseguindo a ida para a libertadores, só o Flu terminou feliz, sagrando-se campeão brasileiro. Muricy conseguiu seu quarto título brasileiro e acabou com o jejum tricolor, Vasco e Botafogo sonharam com libertadores e acabaram conseguindo apenas a sulamericana e o Flamengo terminou o ano escapando do rebaixamento e ainda conseguindo beliscar a sulamericana.

Promessas correm de todos os lados para 2011, mas parece que somente o Fluminense brigará por algo maior, eles já tem em vista os zagueiros Rodolfo e Miranda além do ex guarda redes palmeirense, Diego Cavallieri, enquanto isso, Vasco fica feliz com o "artilheiro" Marcel e Flamengo renova com o grande irmão do Carlos Alberto, Fernando, Botafogo parece nao almejar muita coisa e o Cruzeiro abre o olho pra um voalnte deles.

Tomara que o ano de 2011 seja tão bom para todos os cariocas como foi o ano de 2009.

 

Esse texto é pra todo torcedor carioca, indique o blog a um amigo, parente, inimigo, até pra seu animal de estimação ta valendo!

 

Texto feito por: Caudo.