Nosso maior orgulho não nos orgulha tanto mais

12/10/2011 10:15

Nosso maior orgulho não nos orgulha tanto mais

 
 
              Ontem a Seleção Brasileira ganhou o México de virada por 2x1, no México e com um a menos. O Brasil já embala um bom número de vitórias seguidas. Todos os ingredientes para que hoje esse meu post fosse exaltando a "fantástica Seleção de Mano". Mas não será isso que irei fazer, me farei de cético diante das vitórias de Mano até aqui.  Todas suadas e contra adversários fracos, sem expressão no futebol. E não me venham com "ah mas ganhamos da Argentina por 2X0" porque o que chamaram de Argentina eu prefiro chamar de uma Honduras disfarçada. Nada mais.  Um combinado fraco que apenas mostrou o quanto o futebol argentino decaiu, muito se reclama do Brasil, mas na Argentina jogador bom não fica nem uma temporada completa. É um campeonato falido. Um combinado só com jogadores de lá não é grande coisa.
        Na sexta contra a Costa Rica a seleção já havia apresentado um futebol medíocre e só ganhou por conta de um lance individual. Não houve nada trabalhado.
    Ontem contra o México foi mais do mesmo, a seleção foi dominada pelo time mexicano e só ganhou por conta de nossas individualidades. Técnicamente o Brasil é supeior a qualquer seleção do mundo, inclusive a poderosa Espanha. Táticamente é difícil achar alguém que não seja melhor que o Brasil.Um time sem nada trabalhado, que joga na base da vontade a assim foi ontem. O Brasil parecia aqueles times de pelada, aonde o mais velho chega, escolhe o seu time e bota o mais fraco no gol. A diferença é que aqui são jogadores técnicamente muito bons, eu posso discordar de uma ou outra convocação da atual seleção(atual. até alguns meses atrás a coisa era pior), como Fernandinho ou Ralf. Esses jogadores podem até não terem qualidade suficiente para jogarem na seleção, mas é inegável que são bons jogadores. Mesmo com um time muito bom técnicamente, Mano não conseguiu armar uma equipe. Pense rápido: Qual a principal jogada do time de Mano? Bola alçada na área? triangulações? dobradinha de lateral com ponta? Não é bola no pé de Neymar que ele "resolve"... nem sempre. Tudo bem você ter um craque como Neymar e utilizá-lo como peça importante da equipe. Mas pelo menos faça um esquema pra ele, deixe-o jogar. O que eu vi ontem e em outros jogos(inclusive com o Brasil jogando também com 11) foi o Neymar voltando até o meio campo para buscar a bola. Não uma ou duas vezes... toda hora. Hora mas se ele voltar toda hora, com que pique ele chegará no ataque? Nem o óbvio o nosso gênio Mano Menezes consegue fazer: Se aproveitar que o Neymar é sempre caçado, e ter um outro jogador(o centroavante preferencialmente) para se aproveitar das brechas, que uma marcação dupla( as vezes tripla) no Neymar proporciona. Nem isso! É Mano... Mas enquanto a seleção estiver ganhando de Gabões e Costas Ricas da vida, nem que seja por 1X0, tudo estará bem, tudo estará "numa boa". Basta seguir com esse futebol enganoso, que ganha apertado de seleções inexpressivas. e o Pior, ganha única e exclusivamente em jogadas individuais. E não me venham com analogias com a seleção de Felipão, que "jogava feio e vencia", uma coisa e vocêr jogar feio e vencer a Alemanha. Outra é você jogar feio e vencer a Costa Rica.... e todos seus outros adversários fracos.
     A Copa do Mundo de 2014 vai chegar, e eu como a maioria dos brasileiros queremos ver uma seleção competitiva em campo, digna do melhor futebol do mundo. A prova de que a seleção não está no caminho certo(como certa emissora quer que você ache que está) é que após mais de 1 ano de trabalho( se fosse em clube, em três meses de maus resultados Mano já estaria na rua) a seleção ainda não tem um padrão de jogo, uma "cara", parece muito mais um "combinado de estrelas" como aqueles que põe Romário e Messi atuando juntos. A seleção enfrentou alguns adversários de nível, como a Alemanha e  a Argentina( a verdadeira) e perdeu todos estes jogos. Havia a possibilidade de um amistoso contra a Espanha,possibilidade essa malandramente descartada por Ricardo Teixeira. Tomar uns 7 não iria fazer bem a ninguém. A prova de que a seleção está mal, é que mesmo com um time técnicamente forte tropeçou no primeiro "Paraguai da vida".
   E não me venham os defensores de Mano com aquele papo: "ah porque o Brasil não tem mais grandes jogadores como antigamente" e quem tem? Até a toda poderosa Espanha tem suas limitações, e o Uruguai? Seleção que joga bonito, bem armada. Dá gosto de ver  a celeste jogar.   Sem falar que isso não passa de balela, como um cidadão me diz que um time com Ronaldinho, Neymar,Lucas,Thiago Silva,Robinho(apesar de tudo), Ganso,Dedé,Hulk,Hernanes,Daniel Alves,Marcelo.... não é bom? Ora então quem é melhor? 
   Até um ano atrás o técnico da seleção era Dunga, criticado ele lançou de vez alguns jogadores na seleção(Daniel Alves por exemplo) e ganhou três dos 4 campeonatos que disputou. Ganhou das poderosas seleções, cansou de surrar nossa rival Argentna. Mas foi mandado embora porque perdeu por 2x1 para a Holanda(vice-campeã Mundial) por culpa de um erro individual de um jogador que até vinha jogando bem. Eaí será que a culpa foi realmente dele? Ou você que tanto criticou e o chamou de "Dunga Burro" não foi apenas mais um manipulado pelos interesses da mídia? E nao falo só da Globo não, essa campanha ridícula do "Dunga Burro" foi coisa da Rede TV. Será que não foi boicote a um técnico que nunca fez média com ninguém, e nem era treindor do "todo poderoso corinthians". Hoje o técnico é Mano Menezes e apenas alguns protestos são ensaiados contra ele, nada muito grave. Enquanto ele continuar cavando negociações para a Europa de jogadores do Corinthians, através de suas convocações, ele seguirá prestigiado na seleção. Mano Menezes nunca foi um técnico fantástico, era um bom técnico? sim, mas não era  esse gênio que dizem. É porque estva se destacando no Corinthians, o mesmo que contratou o super-comum Defederico e o transformou em "o sucessor de Messi", o mesmo que contratou o ex-jogador em atividade Adriano e está o transformando no velho e irretornável Imperador. E você está acreditando em tudo isso! e nem vê.
   Agora a seleção irá enfrentar o poderoso Gabão em busca de mais uma vitória(por 1x0 muito provavelmente) para que o circo siga a todo vapor, até a Copa de 2014 quando a brincadeira irá acabar e ninguém irá querer saber de ser aliminado por um outro Paraguai da vida. Ninguém perdoará, e Mano Menezes será o crucificado da vez.
  Ainda há tempo de mudar isso, basta que abram os olhos para a realidade. E vejam que o problema não é a qualidade dos jogadores, e sim a qualidade de quem comanda. Que o futebol Brasileiro não acabou, pelo contrário ainda pode conquistar muitas Copas. Inclusive a tão sonhada Copa no Brasil.
  Apesar de tudo eu mantenho minhas esperanças!
 
/+/Saudações Vascainas/+/