Nossa nova grande fase, nosso velho grande adversário

16/11/2011 17:46

Nossa nova grande fase, nosso velho grande adversário

 

 
 
          Hoje o Vasco enfrenta o Palmeiras no Pacaembu, em busca de reassumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Para isso, bastaria que vencêssemos o Palmeiras, que atravessa uma crise que parece sem fim e que o Corinthians empate ou perca para o Ceará no estádio Presidente Vargas. Ambos os resultados não são improváveis. Eu diria até o contrário: São bem prováveis. O Palmeiras em crise, sem o apoio da torcida(os poucos que irão, devem pedir para que os jogadores entreguem o jogo), o técnico Felipão parece não ter mais o time nas mãos, o que faz do Vasco, que vem embalado, o grande favorito à vitória. Já o Corinthians que vem de vitória sofrida, como fez em todo o campeonato, dividirá o favoritismo com o Ceará, que irá jogar tudo que sabe e para isso terá o apoio da torcida cearense, que não abandona o time nunca.  Por isso, não seria nenhuma surpresa se voltarmos à liderança. Porém devemos ter cuidado, afinal,diferentemente do que alguns especulam, o Palmeiras não deve entregar o jogo. Eles ainda correm risco de rebaixamento, apesar de pequeno, ele existe. 
         O Vasco hoje não terá Juninho Pernambucano, poupado e Rômulo que foi expulso no clássico diante do Botafogo. Com isso, Felipe(que já está recuperado) e Nilton devem entrar no time titular. Do lado do Palmeiras, eles não terão Kléber, que nem é mais jogador do time e Valdívia. Qualquer outro desfalque provavelmente não fará falta( a menos que esse desfalque seja o Marcos Assunção), pois com todo respeito ao Palmeiras, o time deles é bem "feinho". A torcida alvi-verde sabe disso.
        Hoje eu sinto que teremos um grande jogo no Pacaembu, principalmente no que diz respeito à nossa atuação. É uma pena que não tenha sido verdade a suposta ideia da diretoria do Palmeiras de dividir a carga de ingressos pro jogo.
           Será a reedição de um duelo que marcou época, em especial na década de 90. Vasco X Palmeiras era um dos jogos mais esperados do ano, se não o mais esperado. Decidiram o brasileirão de 97, a Mercosul de 2000 e vaga em semifinal de Copa do Brasil.  Era de fato um clássico. Inclusive no Brasileirão de 97, Felipão, atual técnico do Verdão, viu o Vasco se sagrar campeão sobre seu time.  Nos dias de hoje, talvez Vasco X Palmeiras não seja um grande clássico, não reuna tantos craques como na década de 90, e nem conte com dois times em grande fase(por causa do Palmeiras principalmente) mas sem dúvidas não deixará de ser um grande jogo, com muita história. O jogo de dois times que se assemelham bastante, de duas torcidas que se gostam. De dois times "co-irmãos".
          Espero que dessa vez o Vasco ganhe, para podermos  quem sabe voltar à liderança. Tenho certeza de que se isso acontecer, não terá nenhum palmeirense chorando desgraça. Talvez fiquem até felizes.
         Caso o Vasco vença hoje, como eu inclusive já disse, há grande possibilidades de retomarmos o primeiro lugar, mais do que isso: Iremos pro jogo de sábado, diante de um Avaí provavelmente já rebaixado, com grandes chances de abrir até mesmo 6 pontos sobre o Corinthians. A duas rodadas do fim, isso significaria uma pressão enorme sobre o Corinthians, que teria de vencer o nervosismo e ganhar do Atlético Mineiro no domingo. E mesmo se ganhar, terá de bater o Figueirense embaladíssimo no Orlando Scarpelli, e por fim ganhar do seu arquirrival Palmeiras, que irá jogar com muita vontade, para tirar o título do Parque São Jorge e salvar um ano, que até então, poderá ser considerado perdido. E mesmo assim, terá de contar com uma derrota do Vasco. Ou seja, uma vitória hoje seria importantíssima na nossa briga pelo penta-campeonato. Na nossa briga pela Tríplice Coroa.
 
 
 
/+/Saudações Vascainas/+/