Nem tudo está perdido

02/05/2011 22:14

Nem tudo está perdido

 

   Neste último domingo o Vasco empatou em 0X0 com o Flamengo em um clássico dramático, que acabou sendo decidido nos Pênaltis da maneira mais dolorosa possível. O Vasco jogou fora das balizas 3 bolas em sequência, e deu ao Flamengo o título de Campeão Estadual direto e invicto.

   A campanha do Flamengo não foi brilhante,mas foi o suficiente para passar pelos pequeninos, e empatar os clássicos jogando sempre no contra-ataque.

Parabéns ao Flamengo, além do título Estadual, conquistado sem ganhar nem um clássico eliminatório, ganhou também o prêmio “Joel Santana de 2011”, como o time que passou por todos os jogos jogando única e exclusivamente no erro do adversário, sem ter nenhuma jogada trabalhada, isso realmente é para poucos.

   Do lado do Vasco, fica o sentimento de desolação total, perplexidade, mas não se pode abaixar a cabeça, se antes do jogo eu apontava o Vasco como superior ao Flamengo, depois do jogo de ontem eu sigo apontando o mesmo. Só não saímos vitoriosos, devido a um erro de Ricardo Gomes: Manter Allan na lateral direita, uma vez que tínhamos Fagner à disposição.

    Outro problema que o Vasco encontrou no jogo, foi o ataque: Éder Luis em uma tarde melancólica em que errava tudo que tentava se juntou ao peso morto Alecsandro, que desde sua chegada ao Vasco, não fez sequer uma partida razoável.  O jogo de ontem serviu para mostrar algumas de nossas deficiências, deficiências essas cuja solução é conhecida por todos nós...menos por Ricardo Gomes.

    Em todos os jogos em que o Vasco jogou com os titulares, Rômulo estava, jogando de volante ele foi o “intocável” do Vasco. Colecionou más atuações ao longo do Campeonato, teve algumas boas atuações também é verdade, mas essas atuações de tão esporádicas que eram, são praticamente inconsideráveis. Fico me perguntando o que deve passar pela cabeça de Eduardo Costa, um bom volante, com experiência suficiente para disputar a titularidade do Vasco, mas que nem sequer tem chances boas para mostrar seu futebol, e é obrigado a ver Rômulo o menino que lamentavelmente carece de bom futebol, ser titular em seu lugar. Realmente não deve ser fácil, mas se por obra do acaso, esse vice-campeonato abrir os olhos do Ricardo Gomes, e fazer com que ele enfim saque Rômulo do time e ponha Eduardo Costa, já é algo a se comemorar neste obscuro Campeonato Carioca de tantos altos e baixos para o time da Colina.

    O outro grande problema do Vasco, é no ataque, problema esse que perdura a mais de um ano, desde a aposentadoria do nosso Edmundo, no dia mais triste da história do C.R. Vasco da Gama.  O Vasco não tem um centroavante de qualidade, Alecsandro a grande esperança do nosso Dinamite, não passa de um nulo, eu particularmente sei que ele pode jogar mais do que isso, ele tem qualidade e já mostrou isso no Internacional, mas o problema é que não podemos esperar ele voltar a ser o artilheiro de sempre; Precisamos de um artilheiro para agora, não sei aonde acharão o tal artilheiro, e quanto menos quanto ele custará aos nossos combalidos cofres, mas só sei que se faz necessário. Se em anos anteriores,chegávamos no Campeonato Brasileiro, precisando de 5;6 reforços(reforços esses que nunca vinham a exemplo da vaga na Libertadores) para podermos sonhar com uma vaga na Libertadores, desta vez já acho que chegamos precisando de apenas um reforço: Um centroavante, uma vez que a solução para a posição de volante já temos em casa... só falta o técnico assimilar isso.

    Para o Brasileirão ainda teremos Juninho Pernambucano, que é indiscutivelmente craque, e com certeza nos dará um grande ganho de qualidade no meio campo, além de Juninho teremos um Diego Souza que a cada dia evolui mais, e em breve estará próximo ao Diego Souza do Palmeiras, ontem ele já teve uma atuação acima da atuação dele contra o Olaria.

Pensando no presente, temos pela frente o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, jogo fora de casa, adversário rubro-negro, temos por obrigação de jogar com sangue nos olhos, e com muita raça e vontade de compensar essa torcida que mais uma vez ficou com cara de babaca diante de mais um vice campeonato. Uma grande atuação e vitória contra o Atlético Paranaense, pode ser o necessário para que essa torcida mais uma vez volte a acreditar no time.   Perdemos o Campeonato, e isso sem dúvidas não deixou ninguém feliz em São Januário, mas futebol é assim, só um ganha, e todos os outros perdem, menos mal, vida que segue.

 

/+/Saudações Vascainas/+/