Irá começar o mata-mata mais emocionante do Brasil

11/02/2011 22:00

 Irá começar o mata-mata mais emocionante do Brasil

 

 

 

Na próxima quarta-feira, se iniciará a segunda competição mais importante do país, vista como caminho mais curto para a Libertadores.

Irá começar a Copa do Brasil, competição disputada por equipes tradicionais do país que não conseguiram vaga direta para a Libertadores, e equipes de pequeno e médio porte.

Esse ano o grande favorito sem dúvidas é o São Paulo, acompanhado de perto por outras equipes tradicionais como Flamengo, Vasco, Atlético Mineiro, Palmeiras e Botafogo.

Bom eu aponto o São Paulo como favorito porque ele tem o melhor time e a melhor estrutura, o que não quer dizer que os outro times não têm chances.

O Flamengo esse ano com Ronaldinho Gaúcho com certeza será forte candidato ao título também, o Atlético Mineiro de Dorival J.r. Que ganhou a competição ano passado com o Santos, também não pode ficar de fora, o Palmeiras engasgado com um grande jejum sem títulos de expressão, e com Felipão no comando da equipe, é outro candidato.

Botafogo e Vasco apesar de estarem um pouco abaixo, são times grandes e podem surpreender também.

O Vasco que vem se reformulando depois do vergonhoso início de ano, busca reforços para a equipe, e pode através destes reforços se qualificar ainda mais para a competição.

Já o Botafogo, tem um técnico acostumado com mata-mata: Joel Santana, o que pode pesar a seu favor, além de à exemplo do Vasco, vir batendo sempre na trave nos últimos anos, e a tendência é que uma hora a bola que sempre bate na trave acabe entrando.

Além dos times considerados grandes, há também outras equipes que podem surpreender como Bahia, Atlético Paranaense...

Na minha opinião o título fica entre São Paulo e Flamengo, mas como bom vascaino espero que os tão aguardados reforços cheguem e o time da colina possa entrar forte na disputa.

Mas é claro, como em qualquer mata-mata as surpresas podem aparecer, tanto que equipes como Paulista e Santo André já foram campeãs deste torneio.

Neste tipo de competição, aonde cada jogo é importantíssimo para a sequência da equipe, é preciso ter o “espírito copeiro” , é preciso ter a malandragem, de saber segurar um resultado fora de casa, é preciso ter a malandragem de usar a seu favor o apoio de sua torcida em casa, e é claro é preciso jogadores que decidam.

Vejam como estão os 6 favoritos ao título:

São Paulo>

 

Time Base> Rogério Ceni,Alex Silva(Xandão)Miranda,Rodolpho,Ilsinho,Rodrigo Souto,Jean,Rivaldo,Juan(Marlos),Fernandão e Fernandinho


 

Prós> Tem um dos melhores elencos do Brasil, tem uma grande estrutura, e tem tudo pra fazer uma grande campanha na Copa do Brasil.

Contras> Não costuma ir bem em Copas, e não tem um jogador de “decisão”, Rivaldo que talvez fosse esse jogador até pela idade pode não corresponder com o esperado.


 

Palmeiras>

Time Base> Marcos, Vitor, Thiago Heleno,Maurício Ramos,Rivaldo,Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga,Valdívia, Dinei(Luan) e Kleber

Prós> Entra motivado pois vem de um longo tempo sem ganhar títulos de expressão, tem um time até bom, e jogadores de decisão, no banco está Felipão especialista em mata-mata.

Contras> A defesa do time não é muito forte, e uma eventual queda de rendimento no Paulista pode gerar uma pressão da torcida em cima do time, pois nos últimos anos o time atuou de “cavalo paraguaio” em algumas ocasiões, e a torcida não quer ver isso de novo, e é claro pressão não costuma ajudar muito no rendimento da equipe.


 

Atlético-MG>

Time Base> Renan Ribeiro,Rafael Cruz(Wesley),Rever, Leandro,Werley, Richarlyson,Serginho, Mancini(Ricardinho),Diego Souza,Diego Tardelli e Magno Alves(Jobson)

Prós> É outro grande que está a um bom tempo sem ganhar títulos expressivos, e vê nessa Copa do Brasil a sua chance de voltar às glórias, tem no banco Dorival Jr. Que é um grande técnico, e pode levar o Galo ao título, tem também jogadores de decisão no seu elenco,tem tudo para fazer uma grande campanha.

Contras> Tem jogadores problemáticos em seu elenco, como Ricardinho e Diego Souza; e Dorival Jr. É um técnico linha dura e pode ter problemas de relacionamento com esses jogadores em momentos mais delicados da Competição,pesa também seu retrospecto não tão agradável na competição.


 

Botafogo>

Time Base> Jefferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Alessandro, Márcio Azevedo, Arévalo, Somália(Rodrigo Mancha), Marcelo Mattos(Renato Cajá), Maicossuel, Herrera e Louco Abreu.

Prós> Tem um técnico bom em mata-mata, e experiente que pode levar o time do Botafogo ao título,vem batendo na trave nos últimos anos e pode ser que dessa vez a “bola entre”, tem jogadores de decisão como o Louco Abreu, e também vem de um bom tempo sem títulos expressivos, pode sim ser Campeão.

Contras> É talvez dos 5 favoritos ao título, o mais fraco tecnicamente, a relação de Loco Abreu com Joel Santana também não é das melhores o que pode prejudicar o rendimento da equipe, e também cá entre nós tem muito “azar” está sempre sendo eliminado por meros detalhes, ou até mesmo erros bisonhos de arbitragem.

Flamengo>

Time Base> Felipe,Welinton,David Braz, Egídio(Renato), Léo Moura, Maldonado, Willians, Thiago Neves, Bottinelli, Ronaldinho e Deivid.

Prós> Tem a favor um jogador de decisão: Ronaldinho Gaúcho, só em ter o Ronaldinho no elenco, já faz com que os adversários mais modestos “tremam” na base, o que tira praticamente as chances de o Flamengo sair antes da semi-final, e nos momentos mais delicados ele pode decidir, pois é um jogador diferenciado, o Flamengo também tem a seu favor o experiente Luxemburgo, e lá atrás tem o Felipe que pode ajudar em eventuais disputas de pênaltis.

Sem falar do bom retrospecto do Flamengo nas últimas 5 temporadas, acho que é um fortíssimo candidato ao título.

Contras> Esperam muito do Ronaldinho, mas temos que admitir que ele não é o mesmo de anos atrás, e isso pode causar uma frustração na torcida, o time também conta com Thiago Neves, mas a defesa é bem fraca, o que pode atrapalhar os planos do time, e se o time vier mal no Cariocão, chegará nas fases finais muito provavelmente em crise, afinal no Flamengo pode se instalar uma crise após 3 jogos ruins, e pode se remover uma crise em 2 vitórias.


 

Vasco>

Time Base> Fernando Prass, Dedé, Anderson Martins, Ramon, Fagner, Eduardo Costa, Felipe Bastos, Jeferson(Bernardo),Felipe,Éder Luis(Leandro),Marcel

Prós> Vem fazendo boas campanhas nas últimas edições da Copa do Brasil, ano passado foi eliminado por conta de uma não expulsão do goleiro do Vitória, uma vez que o Vitória já havia feito as 3 substituições, tem no seu elenco Felipe que é um jogador de decisão, tem uma vida provavelmente “um pouco mais fácil” que os outros favoritos, para chegar a final.

Tem também a motivação de querer apagar o péssimo início de ano.

Contras> Tem ao lado do Botafogo o time mais fracos dos 6 favoritos, tem um ano conturbado devido às eleições, e Eurico certamente não dará paz a esse time, tem um ataque muito fraco, apesar de ter também uma ótima defesa.

Se não chegarem reforços é difícil imaginar esse time batendo de frente com o São Paulo por exemplo(semi-final)


 

Bom isso são apenas projeções, muito água ainda vai rolar até as fases decisivas da Copa do Brasil.

Eu óbviamente estarei torcendo pelo meu Vascão, mas outras equipes estão na parada, e também podem levar o caneco.

Façam suas apostas!