Introdução

05/05/2010 13:19

Para quem não conhece o Expresso da Vitória foi um grande time que o Vasco teve entre as décadas 40 e 50, mais precisamente entre 1942 e 1952.

Esse apelido naseceu em um programa de rádio e em pouco tempo ganhou o Brasil...   e o mundo.

O Expresso da Vitória foi o primeiro time do Brasil a ganhar um torneio internacional fora do Brasil, eles ganharam o "Torneio dos Campeões Sulamericanos" em 1948.

Mas não foi só isso o Expresso da Vitória ganhou  11 títulos em 10 anos.

Ganhou 5 estaduais e  desses 5, 2 foram conquistados de maneira invicta.

Formou a base da seleção carioca em 43,44 e 46, isso mesmo seleção carioca, parece tosco mas era um campeonato onde em vez de Vasco, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro jogarem, quem jogava era Rio de Janeiro, São Paulo, e na seleção carioca o Vasco, formou a base.

Mas o Vasco também foi base da Seleção Brasileira  Campeã Sulamericana em 1949.

Também foi base infelizmente ou felizmente como queira, da seleção Brasileira vice-campeã do mundo em 50, naquele trágico mundial que como todos já sabem perdemos na final para o Uruguai, dentro do Maracanã.

Mas voltando ao assunto, tudo começou em 1942 quando o recém presidente Cyro Aranha, provavelmente incomodado com o jejum de 5 anos sem titulo dentro do Rio de Janeiro decidiu apostar em jovens jogadores, e ai foi que a história começou quando ele trouxe Barboza, Ademir,Jair, Lelé, Isaiás,Ely, Djalma, Chico.

O técnico era Ondino Vieira, Uruguaio.

O Primeiro título do Expresso da Vitória

Apesar de o time ser considerado o maior de todos os do Vasco, talvez o maior do Brasil o primeiro título só veio em 1944 quase dois anos depois, também pudera, o time era uma grande aposta, talvez até mesmo uma desesperada aposta, mas acabou da melhor forma.

Esse primeiro titulo foi o Torneio Relâmpago, mais um daqueles torneios aparentemente toscos.

Como eu disse ele veio em 1944 e no mesmo ano o Vasco conquistou o Torneio Inicio e o Municipal.

No Campeonato Carioca, o Vasco chegou na última rodada empatado em número de pontos com o Flamengo, e acabou perdendo o título com um gol ilegal do Valido, isso mesmo o juiz validou o gol do valido, mesmo ele sendo ilegal, ou melhor "inválido".

rsrs

Mas em 1945, o Vasco teve seu ápice ao conquistar o bi-campeonato do torneio Início e do torneio Municipal, e conquistar de maneira invicta o Cariocão.

Isso não acontecia a mais de 2 décadas.

Neste mesmo campenato o Vasco goleou o Bangu por 9 a 0!

Maior goleada da competição.

 Mas em 46, o Vasco perdia seu principal jogador, Ademir, que ia para o Fluminense além dele saia o técnico, o uruguaio Ondino Vieira, e assumia o time: Ernesto dos Santos.

Mas mesmo assim, o Vasco conquistava o Torneio Muncipal e o Relâmpago.

Nesta ano, estreava Barboza, um dos maiores goleiros de nossa história.

No Cariocão, o Vasco conseguiu apenas um 5° lugar.

Em 47, Ernesto deu lugar a Flávio Costa, e o time foi tetra-campeão do Torneio Municipal, e novamente campeão carioca invicto.


O Titulo Sulamericano

Em dezembro de 47, o Vasco é convidado a participar de um torneio Sulamericano organizado pelo Colo Colo/ chile, o torneio era o:

Torneio dos Campeões Sulamericanos,  e os clubes participantes eram: Vasco, Colo Colo, Nacional do Uruguai, River Plate da Argentina, Municipal do Peru,O Litoral da Bolívia e o Emelec do equador.

O River Plate, apesar de ser o favorito não foi campeão, que como todos sabem quem levantou o caneco foi o nosso Vascão, com um empate em 0x0 contra o próprio River no último jogo.