Incomum

04/04/2012 10:17

Incomum

 
           Ontem o Vasco ganhou do Alianza Lima fora de casa por 2X1 em um jogo de repleto de fatos incomuns. Primeira vitória do Vasco fora do país depois de 12 anos, primeira vez que Fellipe Bastos marca dois gols e decide uma partida importante, primeira vez que um jogador faz dois gols e erra (quase) todos os passes e jogadas mais simples, primeira vez que Dedé joga mal na temporada. Sem falar, do que não é primeira vez, mas também é incomum: O Vasco fez sua segunda pior partida na temporada, só não conseguiu ser pior que o jogo de ida contra o próprio Alianza Lima, eu diria que ao lado do referido do jogo e da final da Taça Guanabara, foram nossas piores partidas, aonde tivemos atuações irreconhecíveis.
     Os 12 anos sem vencer em jogos oficiais fora do país, até é uma marca expressiva, mas todos sabíamos que iria ser batida, nossos últimos jogos fora de casa foram até razoáveis, chegamos a ter boas possibilidades de vencer, só que no fim sempre tropeçávamos. A vitória de ontem foi a confirmação que esse time tem de fato, o espírito "copeiro" de uma Libertadores: Tem que saber jogar fora de casa também.
            A atuação ontem foi péssima, mas a garra foi o suficiente para nos dar a vitória, e Libertadores é assim, quando não der na técnica tem que dar na raça.  Tecnicamente e taticamente o jogo foi terrível, o Vasco absurdamente superior, não conseguia se impor, o jogo era igual, dois times péssimos maltratando a bola que indefesa nada pôde fazer. E foi um dos que mais a maltratam que abriu o placar: Fellipe Bastos em chute razoável, acaba fazendo o gol, principalmente por conta do desvio na zaga: Alianza 0X1 Vasco. Agora o Alianza teria de sair um pouco mais, dando mais espaços ao Vasco, certo? Nem tanto...
             O Vasco, que não na vinha bem, seguiu errando demais, era um festival, parecia até de propósito, o Vasco fazia uma força sobre-humana para tomar o empate, foi aí que em nova jogada isolada, Fellipe Bastos se consagra: Agora golaço, Alianza 0X2 Vasco.
             O jogo, já se encaminhava para a segunda metade do 2° tempo, morno,mas acabou sendo reanimado após falha bisonha de Renato Silva. Um gol 99% "contra"  e 1% do jogador do Alianza, apesar de a bola sequer ter sido desviado por um jogador nosso. Um gol daqueles improváveis: Quando tudo que não podia dar errado junto, dá.
            Após o gol cedido gentilmente pelo Vasco aos donos da casa, em profunda crise técnica e financeira, o Alianza empurrado pela torcida decidiu acordar e só não empatou porque Deus não quis. Eles pressionaram, pressionaram, sempre em cima dos nossos inimagináveis erros, que sempre se sucediam. Quando Cristóvão decidiu pôr Rodolfo e Nilton, quase tive uma parada cardíaca, confesso que fiquei mais aliviado ao saber da expulsão de Nilton: Ele não iria ter mais tempo de entregar a paçoca, em contrapartida, tínhamos um a menos e daríamos mais espaços, porém, por sorte já estava no fim e conseguimos nos segurar.
         Agora a atenção se volta para o Clássico dos Milhões diante do Flamengo, dependendo do jogo de quinta pelo nosso grupo, podemos ir pro clássico já classificados. Já o Flamengo, dependendo do jogo deles hoje, pode até mesmo poupar alguns jogadores no clássico, já que estará com a corda no pescoço na Libertadores.  Talvez não para o jogo de sábado, mas para a última rodada da Libertadores, uma excelente notícia trago: Nilton está fora da próxima partida. Assim seja, Amém!
 
/+/Saudações Vascainas/+/