Hora da superação

23/05/2012 18:38
Hora da superação
 
       Hoje o Vasco enfrenta o Corinthians no Pacaembu precisando vencer ou empatar com gols para se classificar para as semifinais. Um 0X0 leva o jogo pros pênaltis.
       Na semana passada eu postei dizendo que o 1X0 seria goleada e que difícilmente levaríamos um bom resultado para o jogo de hoje. Dito e feito, o jogo acabou em 0X0 e não fosse o polêmico gol de Alecsandro, poderia ter terminado em 1X0. O que seria o mais justo na minha opinião.
Deixando as possibilidades frustradas de lado, vamos trabalhar com fatos, o que poderemos fazer hoje para sairmos classificados. Se há uma lista de coisas a se fazer, a primeira sem dúvidas é gol. Precisamos marcar pelo menos um gol,no primeiro tempo de preferência, o que nos daria liberdade para controlar bem o jogo e o fator emocional. É claro que, se ganharmos o jogo com um gol de Alecsandro aos 47 do segundo tempo, ficaremos feliz do mesmo jeito. E talvez até mais eufóricos.
 
O Caminho
         O empate da última quarta-feira não era o resultado esperado, porém eu discordo da opinião de alguns comentaristas que dizem que o Corinthians tem a vantagem. Discordo também dos que dizem o contrário, intercedendo em nosso favor. Na minha opinião, o jogo está inteiramente aberto, aberto a ponto de ninguém sequer ter marcado um gol.  O 0X0 é e sempre será 0X0, independente do estádio, ainda mais considerando a existência da regra do gol fora de casa.
         A tática que eu usaria hoje,seria a de primeiramente "segurar" os primeiros 15 minutos do jogo, usando-se de todo tipo de expediente legal. Até mesmo as polêmicas "faltinhas". Assim criaríamos uma certa tensão nos jogadores corinthianos e geraria impaciência na fiel torcida.  Os primeiros 15 minutos geralmente são aqueles em que os times ainda estão se estudando, porém não podemos esquecer que os "primeiros 15 minutos" são na verdade, os minutos que ficam entre os 90 e 105 minutos do confronto. Os primeiros 15 minutos foram aqui em São Januário, tudo bem, cada jogo é uma história, mas ninguém vai esperar algo muito diferente do jogo de quarta, até porque os esquemas serão os mesmos. Aposto numa pressão inicial do Corinthians, que servirá para "incendiar" a fiel e quem sabe abrir logo o marcador, jogando toda a pressão para cima de nós. Por isso, será de vital importância nos segurarmos do jeito que for no início do jogo.
      Após os 15 minutos, deveremos mostrar a nossa cara, organizarmos-nos melhor em campo, buscando agredir o time paulista e principalmente ficarmos atentos a cada oportunidade de contra-ataque. Éder Luis será nosso termômetro hoje, nossa vitória provavelmente passará pelos pés dele.
 Não poderemos tomar gol, teremos que tomar cuidado com as investidas corinthians, ainda mais sabendo que nossa zaga é fraquíssima, um gol pode fazer tudo ir por água abaixo, devemos jogar com calma, não permitindo que o Corinthians acelere o jogo, deveremos levá-lo no nosso ritmo. O relógio pode ser nosso aliado, a cada minuto que passa, a tensão aumenta, e o Corinthians será cada vez mais coração e cada vez menos razão. Não descartaria um 1° tempo morno, onde apenas manteríamos a posse de bola e nos aventuraríamos em um ou outro lance. Já um segundo tempo agitado, aonde mostraríamos as garras e buscaríamos os gols, ajudados pela própria torcida da casa, que à essa altura já estará impaciente, se fizermos um gol hoje, acho que estaremos encaminhando a classificação, desde que é claro, tenhamos precaução lá atrás.
Mas tudo isso fica no campo das hipóteses, na hora que a bola rola, muitas coisas as quais nem sequer comentamos, podem entrar em campo e decidir. Futebol é imprevisível e nesse meio, previsões costumam ser contrariadas. Espero que dessa vez contrariem eles.
 
/+/Saudações Vascainas/+/