Hora da desforra

04/12/2011 11:30

 

Hora da desforra
 
 
 
 
          Hoje o Vasco enfrenta o Flamengo no Engenhão às 17:00 e se ganharmos podemos tirar o Flamengo da Libertadores e até quem sabe conquistar o Penta-Campeonato Brasileiro. As chances de ao menos uma dessas duas coisas acontecerem em caso de vitória nossa são enormes. Obviamente  para isso, precisamos primeiro vencer o nosso jogo. E esquecer o jogo do Corinthians e até mesmo os jogos dos demais postulantes à Libertadores. Isso não é problema nosso.
         Acredito que hoje Cristóvão não adotará uma postura "suicida" como alguns pensam. Ele sabe que o ano de 2011 foi muito bom para o Vasco e que ele, mesmo se perder o título pode ter a sensação de dever cumprido. O título viria pra ser a cereja do bolo. Em contrapartida ele sabe que fechar um ano tão bom com uma vitória sobre o Flamengo, o que não ocorre a mais de 2 anos, seria fantástico.
          Por isso, acho que ele deve escalar o time que vem jogando, com dois volantes e dois atacantes, sem a escalação que deu certo contra o Botafogo por exemplo. A ausência de Juninho será bastante sentida,afinal quem não sonhou com um gol de falta  decisivo dele aos 48 do segundo tempo? Infelizmente ele não joga devido ao terceiro cartão amarelo. Apesar de ele não vir acertando a pontaria ultimamente, ele seria uma grande arma para hoje. Pelo menos Felipe e Diego Souza jogam e eles devem ser os responsáveis pela criação das jogadas. 
        Terminar o campeonato com 71 pontos não é demérito para ninguém e apenas provaria de que esse time tem tudo para fazer uma boa Libertadores ano que vem. A própria Sulamericana mostrou isso, fomos eliminados por um time fortíssimo, porém, muito devido ao cansaço. Se fosse Libertadores, teríamos um desempenho até melhor, pois estaríamos menos desgastados fisícamente, pois a Libertadores ocorre no primeiro semestre.
            Já o Flamengo, eles irão entrar mais "tranquilos" em campo, buscando o empate que eles tanto precisam para ir à Libertadores, empate esse que também nos tira toda e qualquer chance de título. O empate pra eles é lucro e eles irão buscar isso do início ao fim, Irão entrar sem pressão, por isso todo cuidado é pouco com esse tipo de tíme. Bem capaz do goleiro Felipe catimbar o jogo desde o primeiro tiro-de-meta que ele tenha que cobrar.
             O fator psicológico será muito importante hoje. O Vasco é disparado favorito no seu clássico e se não entrar na pilha rubro-negra pode sair com uma vitória tranquila do jogo de hoje. Só não podemos cair na pilha deles. Eles vão fazer de tudo para tirar esse título de nós, afinal eles não querem ver a "hegemonia" de títulos nacionais deles ameaçada. Assim como a de títulos internacionais, que foi ameaçada em 2000, e hoje muitos consideram o Vasco maior no quesito "Títulos Internacionais" afinal o Sulamericano de 48 vale mais que qualquer Copa Ouro da vida.
           Quanto ao outro jogo que nos interessa, Corinthians X Palmeiras, acho que devemos procurar esquecê-lo. O Corinthians é freguês de carteirinha do Palmeiras e talvez perca hoje. Porém não devemos se fixar muito no derby paulista, devemos guardar nossos corações só para o nosso clássico. E se vocês querem saber, acho que o jogo lá será empate ou vitória do Palmeiras. Não sei até que ponto a morte do Dr. Sócrates(Descanse em paz Doutor!) e a pressão pela vitória,afinal eles não querem ter de se importar com o resultado do clássico carioca, irão influenciá-lo. Uma coisa é certa: Pressão não foi problema para eles o ano todo e eu acho difícil que hoje,  numa situação extremamente cômoda, será.
          Independemente do título, temos obrigação de ganhar hoje e terminar o ano bem. Ganhar o nosso rival e quebrar esse jejum de quase 3 anos é questão de honra. Tirá-los da Libertadores e até quem sabe conquistar o título brasileiro, viriam de "Bônus".    O primeiro passo rumo ao possível Penta é só um: Vencer o Flamengo.
 
 
/+/Saudações Vascainas/+/