Embalou

13/04/2012 14:12

                                                                                          

                  

       Ontem o Vasco venceu o Nacional do Uruguai, em Montevidél, era o time reserva do nacional, é bem verdade, mas a garra era a titular, eles deram um trabalho razoável e se conseguimos vencer tranquilamente, muito se deve à nossa tranquilidade e inteligência durante o jogo. Como alguns jogadores e comentaristas inclusive disseram, se esse jogo valesse algo mais que o 1° lugar do grupo, iríamos encontrar uma dificuldade enorme para bater o Nacional titular, jogando em casa empurrado pela torcida. Por sorte, aquele gol no finzinho do Libertad nos livrou de tamanho sufoco.
      A atuação do time não foi primorosa, foi apenas boa e paciente, o Vasco esperou para ver o que o Nacional iria querer no jogo, para só então, aos poucos, ir tomando conta do jogo. Foi assim no primeiro tempo, algumas chances de gol, porém a maior parte do tempo apenas seguramos a bola sem muita objetivade.
No segundo tempo, o time melhorou um pouco, passou a ser mais objetivo, até que enfim chegou ao gol, com Diego Souza, que fez uma boa partida. Após isso, não tivemos muitas dificuldades, chegamos a ficar mais perto do segundo gol, do que de tomar o empate. Cadenciamos bem o jogo, apesar do time uruguaio ter mostrado uma vontade imensa de "esquentar" o clima.
      Algumas pessoas lamentaram o fato de não termos sidos primeiros do grupo, para isso, bastaria apenas um gol a mais nosso, ou 1X0 na vitória do Libertad. Porém, eu não vejo necessidade para se lamentar, eu me lamentaria de não termos ganho aquele jogo contra o Libertad no Paraguai, quando jogávamos muito bem, até a expulsão infantil de Diego Souza. Eu lamentaria aquela derrota em casa pro Nacional, dava para termos ganhos todos os 18 pontos da primeira fase, e hoje garantir o 1° lugar geral. Pelo menos se vencêssemos o Libertad e empatássêmos com o Nacional, teríamos 16 pontos e iríamos do mesmo jeito, brigar pelo 1° lugar geral. Diferente do que alguns dizem, ser primeiro do grupo não significa necessariamente disputar a 2ª partida, pelo menos nas oitavas, em casa, isso é falácia. A classificação é geral e se dá pela pontuação de todos os 32 times, independentemente se eram 1° ou 2° de seus respectivos grupos. E o Vasco sem dúvidas tem uma das 8 melhores campanhas, mesmo sendo segundo colocado, é isso que importa,o Lanús por exemplo, líder do grupo do Flamengo, não está entre as 8 melhores campanhas, logo decidirá fora de casa nas oitavas de final.
       Agora só nos resta esperar a definição de nosso adversário, dentre as possibilidades mais reais, há a de enfrentarmos o Universidad do Chile, atualmente com um time inferior ao da Sulamericana, sem falar que hoje estaríamos mais preparados para enfrentá-los. Tanto fisica quanto psicologicamente. Porém, é bem mais provável que enfrentemos Nacional de Medelin, Lanús ou Union Española. Nacional de Medelín é o mais forte desses, mas não é um time que assusta, Union Española é talvez a maior surpresa da Libertadores, com uma grande campanha, eles são uma incógnita, não seria uma boa enfrentá-los agora, apesar de eu achar que eles não passam das oitavas. Já o Lanús seria o mais frágil adversário, foram líderes de seu grupo, mas estão a beira de um rebaixamento no Campeonato Argentino e tomaram um sacode do Flamengo, que não é nenhum grande time. Eles estão em claro declínio, dá para ganhar deles com relativa facilidade. Mas não podemos ficar escolhendo adversário, se quisermos ser campeões, iremos mais cedo ou mais tarde enfrentarmos times fortíssimos. É tudo questão de tempo.

                                                                            /+/Saudações Vascainas/+/