Dever de casa... e de líder

22/09/2011 10:09

 

        Hoje o Vasco enfrenta o Atlético Goianiense em São Januário precisando de no mínimo um empate para reassumir a liderança do Brasileirão. Uma vitória nos coloca com 3 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado(São Paulo) que empatou ontem diante do terceiro colocado(Corinthians). Basta fazermos a nossa parte, para que a rodada seja perfeita. Dentro do possível claro.
        Hoje o time terá os desfalques de Dedé e Jumar, porém a volta de Juninho Pernambucano e Julinho. Apesar de maior fragilidade defensiva, acho que o time estará mais forte do que em relação ao de sábado, devido a um único motivo: Juninho. Ele com suas cobranças de bola parada e lançamentos longos, costuma fazer a diferença.
       Já o Atlético-GO vem de uma boa ascensão nos últimos jogos e pode surpreender como já surpreendeu o Flamengo, por isso todo cuidado é pouco para não ser surpreendido. Eles irão num primeiro momento tentar jogar no contra-ataque, mas sempre que conseguem sair na frente em vez de irem pra retranca eles optam por equilibrar o jogo no meio campo. Daí a grande dificuldade em enfrentá-lo.  Porém se fizermos um gol logo de início a situação complicará, pois fora de casa eles não têm tanto poder de reação. Então o objetivo é esse: Fazer um gol cedo, como diante do Grêmio. Isso obrigará eles a sairem mais, o que irá aumentar grandemente as chances de uma boa vitória.
        Minha maior preocupação é justamente lá atrás: Renato Silva e Victor Ramos são dois zagueiros lentos e o time do Atlético Goianiense é muito veloz, principalmente nos contra-ataques. Esse será nosso Calcanhar de Aquiles no jogo de hoje, se bem explorado poderemos nos complicar perigosamente. Rômulo e Eduardo Costa terão trabalho redobrado no jogo de hoje. 
        Independente de todos esses problemas, a situação é invariável: Se Diego Souza quiser jogar e Juninho fizer uma partida "normal" para seu nível, não terá jeito e o Vasco irá ganhar. Os dois decidem, como sempre decidiram em suas carreiras. Por isso devemos torcer para que eles estejam num bom dia hoje em São Januário.
       Creio que o Vasco tem tudo para sair com uma boa vitória hoje de São Januário, que à exemplo do jogo de sábado terá casa cheia, com mais  de 18 mil pessoas lotando as dependências do estádio. O presente que a torcida mais gostaria de ganhar seria outra atuação como a diante do Grêmio e de quebra a liderança isolada do Brasileirão.  Condições nós temos. Agora é só não bobear, não só hoje mas até o fim do Campeonato para que enfim depois de 11 anos possamos gritar: "Penta campeão!"
 
/+/Saudações Vascainas/+/