A tristeza da queda e a alegria da volta

27/03/2010 15:15

 

Quando o Vasco caiu para a segunda divisão no dia: 7 de Dezembro de 2008, dia em que eu e todo vascaíno queria esquecer, São Januário estava lotado e a torcida do Vasco entoava gritos de guerra para incentivar o time.

O jogo era contra o Vitória da Bahia e o Vasco precisava vencer e torcer para Figueirense perder seu jogo contra o Internacional e o Santos ganhar o Náutico ou Atlético do Paraná perder para o Flamengo.

Às 5 horas começava a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2008 e a sorte era lançado junto com a esperança de todo Vascaíno.                  

 Quando a bola rolou o time muito nervoso acabou deixando o Vitória se aproveitar e fazer um gol, mas a torcida ainda apoiava cantando ‘’Vasco é o time da Virada’’ mesmo quando acabou o primeiro tempo a torcida ainda acreditava num milagre, quando o time voltou do intervalo,voltou com mais vontade e foi pra cima do Vitória, teve algumas chances de empatar o jogo, mas na metade do segundo tempo, veio o golpe fatal o Vitória faz o segundo gol e a torcida que gritava e incentivava se calou, foi o silêncio mais doloroso de todo o vascaíno que estava em São Januário,no Brasil e no Mundo.

Só se via lágrimas no rosto dos Vascaínos, até que veio o final do jogo, e foi muito doloroso ouvir o Luis Roberto da Globo dizer: ‘’O Clube de Regatas Vasco da Gama está rebaixado  para a série B do futebol Brasileiro’’.

Ao final do jogo a torcida volta a fazer sua parte cantando novamente ‘’Vasco é o time da Virada’’.

Foi uma prova de amor da torcida para com o clube, foi bastante emocionante, difícil foi ver o Vasco rebaixado.

Segunda parte: A volta do Vasco

Depois do rebaixamento a única coisa que restava era a disputa da segunda divisão, para tentar voltar a elite do futebol brasileiro.

E o Vasco contava com uma grande torcida que adotou a campanha ‘’O sentimento não pode parar’’, sentimento expressado em todos os jogos do Vasco na série B.

E no dia 5 de maio foi a estreia do Vasco na segunda divisão o jogo era em São Januário contra o Brasiliense, estádio lotado,tudo pronto para a estreia.

O Vasco saiu com a vitória: 1x0 gol de Rodrigo Pimpão, mas foi apenas o primeiro passo para sair da segunda divisão.

O Vasco até começou bem venceu os 3 primeiros jogos, mais no quarto o Vasco teve a primeira derrota, depois disso o time passou por um momento difícil, e teve uma sequência  de empates  que resultou na saída do G4, chegou a ficar na oitava posição, alguns até pensaram que o Vasco não ia conseguir voltar.

Mas contra a Ponte Preta o Vasco voltou a vencer, com dois de Elton e um de Robinho e começou a mostrar  sua força.

O Vasco teve bons resultados positivo, e conseguiu voltar ao G4.

Mas um momento importante foi contra o Ipatinga, Maracanã lotado e o Vasco brigava pela liderança e a torcida tinha um motivo muito importante para comemorar era o aniversário de 111 anos do Vasco, e quando começou o jogo a torcida fazia a sua parte, cantando e motivando o time, e o Vasco jogou muito bem e com o show de Alex Teixeira que fez 2 gols, o Vasco venceu o Ipatinga pelo resultado de 4 x 0 e assumiu a liderança para alegria dos vascaínos.

Depois da vitória contra o Ipatinga,todo jogo do Vasco no Maracanã era um show da torcida e assim foi ajudando o Vasco a conquistar vitórias. E no dia 7 de Novembro chegou o momento que todos os Vascainos esperavam, o jogo que poderia ser a volta do Vasco.

O  Maracanã lotado e o Vasco, de novo bateu recorde de púbico, o maior da história da série B, estava tudo pronto, e o jogo começou, e o coração do torcedor batia mais forte e o Vasco foi para cima do Juventude e ainda no primeiro tempo o Vasco saiu na frente com Adriano, e os vascaínos sentiam que a hora da volta estava chegando, quando o Juventude bateu um escanteio  e fez o gol de empate, naquele momento o Maracanã ficou no maior silêncio, mas silêncio que durou pouco, a torcida logo voltou a incentivar o time e o Vasco teve um pênalti a favor e o Juventude teve o goleiro expulso,  e Carlos Alberto pegou a bola e colocou na marca do pênalti, e tomou distância para cobrar o pênalti mais importante no ano, era o momento mais esperado por todos, Carlos Alberto, correu, chutou  e fez o gol que explodiu o Maracanã, e eu  e todos os vascaínos  de verdade, sentiam que o momento para a volta à primeira divisão chegou, faltava alguns minutos para isso e a torcida do Vasco não parava de cantar, e chegou o fim do jogo e os Vascaínos soltaram o grito que estava entalado na garganta: “O vascão voltou, e a torcida continuava fazendo a festa, o Maracanã tremia de tanta euforia, mais ainda faltava um objetivo o título da Série B, e no dia 13 de Novembro, no jogo contra o América de Natal, o  Maracanã estava lotado, preparado para a festa.

Mas aos 13 minutos o América marcou um gol e o Vasco foi para o vestiário perdendo de 1 a 0.    Mas no segundo tempo o Vasco teve um pênalti, que Elton cobrou e perdeu, parecia não ser o dia do Vasco, mas o Vasco continuou atacando, e teve mais um pênalti a seu favor e novamente Elton foi para a cobrança, e dessa vez marcou o gol de empate, mas o empate não era suficiente  para o titulo, e o fim do jogo ia se aproximando e o Vasco não conseguia fazer o gol, mais aos 40 do segundo tempo, Alex Teixeira recebe a bola dentro da área dá um corte no zagueiro e chuta no canto do goleiro marcando o gol do titulo, todos os vascaínos foram a loucura e já podiam gritar “É Campeão” grito que fazia tempo que não podia ser gritado.

Foi um momento muito especial na história do Vasco que naquele momento voltava para a primeira divisão e de quebra conquistava o titulo.

E a peça mais importante nesta conquista foi a torcida que fez valer a  campanha “O sentimento não pode parar” ela esteve com o time desde o rebaixamento até  a volta para a primeira divisão, sempre motivando o time, dando um show a parte, sendo a maior aliada do Vasco nessa conquista, mostrando que não tinha abandonado a equipe e realmente tanto a torcida com o Vasco cumprirão sua missão, a de voltar a primeira divisão.

Fazendo valer um dos cantos da torcida “Vasco é o time da virada, vasco é o time do amor”

POR: FP