A odisseia cruzmaltina

10/11/2011 11:55
A odisseia cruzmaltina
 
 
créditos da imagem: SuperVasco
 
   
         Ontem o Vasco ganhou do Universitario-PER em São Januário e se classificou para às semifinais da Sulamericana. O cruzmaltino obteve a classificação após uma vitória por 5X2.
         Antes do jogo, já dizíamos aqui que a visita de Ricardo Gomes aos jogadores iria trazer motivação aos mesmos,o que sem dúvidas iria ajudar o time. Porém, eu não imaginava que motivação e garra acabariam vindo em quantidade tão grande. O Vasco foi pura raça no jogo de ontem,pura vontade, pura superação. A classificação para as semifinais foi sem dúvidas, o presente perfeito à Ricardo Gomes.O fato de ter sido de virada aumenta ainda mais o valor dessa goleada, e caracteriza-a como mais um jogo tipicamente cruzmaltino.
         Quando o jogo começou, logo se viu que o Vasco teria uma postura bem ofensiva. Agredi-mos o Universitario do início ao fim. Aos 23 minutos, Juninho é derrubado escandalosamente dentro da grande área e Amarilla apita o pênalti, que Diego Souza converte. A partir daí, o Vasco seguiu em cima, pois precisava de mais um gol, para levar a partida pelo menos para os pênaltis. Foi quando Juninho teve a chance de ampliar em uma falta que geralmente ele manda para as redes. Porém, não foi o que aconteceu, na sequência, o jogador peruano tenta sair jogando, se enrola, mas mesmo assim fica com a bola. Armando o contra-ataque, que culmina no gol de Rui Diaz. Gol improvável, um bate pronto, meio lascado que acabou quicando, pegando efeito e matando Fernando Prass, que nada pôde fazer. Vasco 1X1 Universitario. Aí a situação complicou, o Vasco precisaria fazer mais 3 gols. Em menos de 60 minutos, o que seria algo  extremamente difícil. No fim do primeiro tempo o Vasco voltou a pressionar, foi quando no último lance Juninho sofre outro pênalti claro, ele é derrubado acintosamente dentro da área. Esse porém, Amarilla optou por não marcar e ainda puniu Juninho com o cartão amarelo.
           Sabe aquele ditado: "O que é ruim, sempre pode piorar"? Pois é, na volta ao segundo tempo, Diego Souza é expulso, devido à uma confusão em que ele teria se envolvido na saída do primeiro tempo. O Universitario também tem um jogador expulso. Logo aos 2 minutos de jogo no segundo tempo,Rabanal fez o gol que pareceu selar a eliminação do Vasco. Vasco 1X2 Universitario.
           Aí começou o calvário do Vasco, tínhamos 43 minutos para fazer 4 gols, virar a partida e se classificar. Missão impossível? Não para o Vasco. No minuto seguinte o Vasco empatou o jogo com Élton. Vasco 2X2 Universitario.   O milagre já se tornara mais alcançável. Confesso que cheguei a desligar a TV por 11 minutos, e por coincidência liguei-a novamente exatamente na hora do gol da virada, com Dedé aos 12. A partir daí todos viram que a classificação não era mais uma utopia, era uma realidade. Seria questão de tempo. 
          Aos 27, Dedé novamente de cabeça. Na hora cheguei a pensar que ele estivesse impedido e o juiz anularia, o que não houve(nem o impedimento nem a anulação). O gol pôs fogo no jogo, e como o Vasco tinha um a mais. A certeza de eliminação, virou certeza de classificação. Foi quando aos 37 em bola desviada de cabeça por Dedé, Alecsandro fez o gol da classificação. O quarto gol com participação de Dedé, e mais um decisivo para a galeria de gols decisivos de Alecsandro. 
        Vasco 5X2 Universitario e classificação garantida, o improvável se fez real. Na raça, na garra, no esforço , motivado pelo comandante Ricardo Gomes. O Vasco estava na semifinal.   Virada épica, daquelas para jamais ser esquecida, do jeito que a torcida gosta. Do jeito que consagrou o Vasco. Vitória de virada, do time da virada.
            Não posso deixar de enaltecer a atuação de Juninho Pernambucano, que correu o jogo todo e como o próprio Dedé, que teve uma atuação notável, disse: "parecia uma criança de 15 anos",além deles, Fagner, Élton e Alecsandro também foram importantes. Diego Souza também, mesmo não tendo uma grande atuação, mas mostrou que tem estrela ao fazer o primeiro gol do Vasco.
        Agora o Vasco deve enfrentar a Universidad del Chile, nas semifinais. Agora é a hora de usar força máxima até o final, afinal faltam apenas 4 jogos para o título. Valerá a pena cada esforço, cata gota de suor. Espero que essa vitória dê motivação aos jogadores para o clássico diante do Botafogo. Uma vitória pode significar a volta à liderança. Um passo importante para o título, um passo importante para a tríplice coroa. Eu, agora mais do que nunca, sigo acreditando!
 
/+/Saudações Vascainas/+/