A Globo e o futebol brasileiro

10/09/2010 10:54

 

Um assunto sempre polêmico, afinal qual a real ligação entra a Globo e a CBF?

É apenas uma ligação de trabalho, a CBF vende os direitos de transmissão e mais nada, ou realmente a Globo tem influência?

Não vou ficar aqui levantando hipóteses, de que a Globo possa vir a favorecer o Flamengo, apesar de a familia Marinho e Ricardo Teixeira serem rubro-negros.

 

Libertadores de 1981

 

 

Porém ao longo dos anos, aconteceram determinados fatos que deixaram nós brasileiros intrigados, não só em relação a um possível favorecimento do Flamengo, mas também outras coisas ligadas a emissora detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, e que apoiou a ditadura.

Em 81, na Taça Libertadores da América, o então arbitro José Roberto Wright que já temos que admitir foi um grande arbitro, expulsou 5 jogadores do Atlético Mineiro, na semi-final da Libertadores daquele ano, o jogo era no Serra Dourada.

O Atlético Mineiro foi eliminado por falta de jogadores, e o Flamengo avançou na competição sendo campeão da Libertadores.

Um ano depois novamente Wright  age estranhamente, desta vez ele coloca um gravador escondido em seu uniforme de arbitro, para mostrar como é a relação entre arbitro e jogadores.

A pedido de quem?

da Globo.

No jogo de quem?

Flamengo. Contra o Vasco da Gama, na final da taça Guanabara de 82.

Ele foi denunciado pelos atletas de ambos os times, por invasão de privacidade.

Hoje ele é comentarista da TV Globo.

A emissora é dona dos direitos dos principais campeonatos do mundo já a algum tempo, mas em especial o Brasileirão que exibe a mais de 10 anos.

Favorecimento nos direitos de transmissão do Brasileirão

 

A Alguns anos atrás a globo dividia os direitos de transmissão do campeonato Brasileiro e da copa do Brasil, com a Record.

Até 2006, em 2007 o acordo já estava desfeito, não se tem certeza do motivo pelo qual o acordo acabou, mas muitos dizem que a Globo desfez o acordo, porque a Record estava tentando passar a perna na Globo, e obter a exclusividade das transmissões, o que seria uma tragédia para a emissora da família Marinho.

Porém estranhamente a Globo, continuou com os direitos, e a Record não podia mais passar os jogos, e a Band passou a transmitir os jogos com a Globo, em parceria.

Desde 2007 a Record, vinha tentando obter os direitos, porém mesmo oferecendo mais que a Globo a emissora não conseguiu comprar os direitos.

Há uma cláusula no contrato que permite o favorecimento, mas só em caso de propostas parecidas,  mas em algumas ocasiões a Record chegou a oferecer muito mais, e mesmo assim não conseguiu a compra dos direitos.

Um fator dificultante sem dúvida, é que os clubes brasileiros, atolados em dívidas acabam pegando por antecipação as cotas do campeonato Brasileiro, os 5 maiores clubes em matéria de torcida, recebem 30 milhões pelo direito de transmissão.

 

A nova investida

Após um tempo sem tentar, neste ano de 2010 a Record voltou a tentar os direitos de transmissão do Brasileirão, novamente fracassando, desta vez o projeto era mais ambicioso.

Oferecer bem mais, muito mais do que a Globo, e ainda contar com a Band, nessa jogada, o que deixaria a investida com muito mais possibilidades de ter sucesso.

O projeto além de envolver mais cifra, e poder com duas das principais emissoras do Brasil, tinha mais um fator que poderia ajudar: O público

 

Projeto da Record seria vantagem também para nós telespectadores

A Record planeja após as compras dos direitos, permitir que a Band também transmitisse os jogos, igual a Globo faz porém com uma vantagem.

Seriam 2 jogos por rodada, e não um, diferente do que a Globo faz que é permitir que a Band transmita apenas o mesmo jogo que ela, é claro com exceções.

Ai no Domingo e na quarta teriamos 2 jogos diferentes pra ver, mais jogos do seu time para você acompanhar.

No Rio de Janeiro por exemplo, pode estar passando Cruzeiro X Vasco na Record, e Goiás X Flamengo na Band, e para a galera que tem Parabólica seria ainda melhor.

4 jogos por rodada, aqui no Rio seriam 2 jogos com times cariocas, e 2 com paulistas, sendo que em um dos dois jogos dos paulistas pode ter um carioca enfrentando, ou até mesmo 2 o que seria dificil acontecer, em São Paulo aconteceria o mesmo só que ao inverso, e nos outros estados que tem poucos jogos de times locais transmitidos, seria mais possível ver jogos de seus times, pois eles iriam enfrentar Paulistas e Cariocas e vocês poderiam ver na TV com mais frequência.

Isso poderia fazer com que até mesmo haja um apelo popular para que a CBF ceda os direitos a Record, mas só isso não bastaria.

 

 

A Record não consegue e deve desistir


Após mais uma tentativa frustrada, ao que parece a Record deve desistir da investida, até porque os Clubes ao que parecem vão pegar mais cotas antecipadas da Globo, o que impossibilita que a Record transmita o campeonato, só após as cotas "acabarem", isso talvez só lá pra 2012

É ruim para nós, que não temos TV a Cabo, pois o PFC custa muito caro, mais de 60 reais se não me engano,e algumas operadoras só permitem a assinatura dele, mediante um plana de TV a cabo que sirva como "base", exemplo:

Você assina um plano com  30 canais variados, por 50 R$ e pra poder ter o PFC são mais uns 50 por fora.

Assim fica difícil para a gente, fã de futebol, detalhe PFC também é Globosat, é mais uma vez a Globo colocando seus interesses a frente de tudo.

Até o horário do jogo é ela quem manipula.


Jogos tarde da noite: você sabe porque?

É amigo mas até o horário do jogo elas interferem, qual a vantagem por um jogo em uma quarta feira, às 22:00 da noite? as vezes 22:15?

O jogo não é em outro país, com o fuso horário diferente do nosso não, é aqui no Brasil.

O trabalhador que tem que acordar todo dia pra trabalhar como fica?

É claro tem os que vão trabalhar mais tarde, e chegam mais tarde, e esse horário é bom, pois se for mais cedo ele está trabalhando, mas a grande maioria não.

Muitas das vezes o cara tem que acordar às 6:00, e volta do trabalho às 19:00, esse sujeito se quiser ver um jogo do time:

Ele vai sair talvez por volta de 20:30 de casa, e vai ter que esperar até 22:00 pra ver o jogo, o jogo acaba por volta de 23:50, ele sai do Maracanã às 00:00 e muitas das vezes vai pegar condução, e chega em casa até mesmo 1:00 da manhã, como ele vai trabalhar no outro dia?

Que nem um zumbi morrendo de sono, e isso é o que a maioria pensa, daria até mais IBOPE um jogo mais cedo, porém a Globo que interfere na tabela, indicando quais jogos quer transmitir, também interfere no horário.

Ele coloca o jogo nessa hora, para poder passar a novela, das 8 às 21:00, a novela já está no horário errado, e ela coloca essa porcaria de novela antes do jogo, e deixa o jogo pra quase na quinta feira(22:00~~23:50)?

Sim novela dá um baita IBOPE, mas a novela é gravada, e o jogo é ao vivo, é ruim até pro profissional jogar bola a esta hora.

E a Globo é o grande empecilho nessa questão de horário, muitos já foram em prol da mudança de horário para as 20:00.

Já pensou que maravilha? dá pra ver o jogo chegar em casa, e ir trabalhar no outro dia.

Queriam mudar o horário já para 2011, mas duvido muito que a Globo permita, por causa da novela, mais uma vantagem pra Record, pois suas novelas não fazem sucesso iguais as da Globo, logo ela poria o jogo às 20:00 até pra competir com a novela, e o jornal  Nacional.

A culpa não é só da CBF, e também dos clubes que acabam sendo obrigados a aceitar devido a necessidade de dinheiro, a CBF bota alguns clássicos às 19:30 na quarta, porque a Globo não transmite, logo não é culpa só da CBF. pois clássicos em um horário mais cedo é bom pro torcedor.

Acho que até se botar a novela às 20:00(honrando o nome) e o jogo às 21:00 seria melhor, mais ai também tem a questão da censura, pois as novelas das 8 da  Globo tem coisas inadequadas para menores de 12 anos as vezes até 14.

Eu inclusive brinco dizendo, que parece que o jogo é um filme de violência, ou conotação sexual, pois passa depois da novela que só tem porcaria, às 22:00.

Isso sem falar muitas outras coisas que a Globo interfere, mas ai eu teria que fazer um livro, aqui foram só os principais pontos, mas acho que já deu para vocês entenderem que não é uma coisa fácil mudar o panorama atual das transmissões do futebol Brasileiro.

Aos sem grana como eu, aconselho a comprar uma Parabólica pelo menos 2 jogos diferente por rodada são garantidos, sem falar do Esporte Interativo que passa diversos campeonatos bacanas, como a Champions League, e a Copa Sub-23, que contará com os principais times brasileiros, e também competições de basquete, e judô.

Quem sabe em breve ele não seja capaz de tomar o Brasileirão da Globo, e melhorar nossa vida em relação a horário e jogos, é um sonho, muito dificil de se realizar hoje.

 

 

 

Tópico: A Globo e o futebol brasileiro

Concordo com tudo 2

Eduardo | 02/01/2011

Essa Globo é sacanagem, só pensa nela mesmo e ainda por cima puxa o saco do Flamengo. Ontem mesmo na Retrospectiva 2010, passou falando do goleiro Bruno e tal, eu achei engraçado que só passou as cenas do Bruno com a camisa do Curinthia, sendo que ele só ficou la por pouco tempo e nunca jogou. Com a camisa do Flamengo, onde ele foi idolo, nao passou nenhuma vez....Fora outras coisas que estamos cansados de ver dessa emissora escrota...Espero que isso um dia acabe!

concordo com tudo

Igor | 14/09/2010

emissora escrota, coloca novela em primeiro lugar... e quem é fã de futebol fica pra escanteio!!!

Novo comentário