Ricardo Rocha

16/05/2012 19:46

 

 

Ricardo Rocha

Ricardo Roberto Barreto da Rocha-11/09/1962-Recife/PE

Zagueiro

 

Ricardo Rocha foi uma das contratações que a diretoria do Vasco realizou para a disputa do Campeonato Carioca de 1994. Era um dos reforços para garantir a conquista inédita do tricampeonato estadual. O Vasco tinha em sua história a conquista de quatro bicampeonatos estaduais, mas nenhum tricampeonato.

Ricardo Rocha foi apresentado num lugar inusitado, ao lado do busto do Almirante Vasco da Gama, na entrada das cadeiras sociais. Ricardo Rocha chegou aclamado por torcedores e pelos repórteres, afinal, fazia tempo que o Rio não recebia um craque de Seleção Brasileira. Ricardo posou com a camisa no peito e atendeu gentilmente as centenas de torcedores entusiasmados com a nova aquisição cruzmaltina.

Na apresentação, o presidente Calçada lembrou um fato: "O Brasil nunca ganhou uma Copa do Mundo sem um jogador do Vasco". Sábias palavras. Ricardo Rocha foi convocado para a competição e conquistou o tetracampeonato com a Seleção Brasileira. Seria titular durante toda a campanha, se não fosse uma contusão durante a preparação. Seu espírito de liderança foi capaz de mantê-lo no grupo mesmo machucado.

No Campeonato Carioca, Ricardo exerceu a sua liderança dentro do elenco, capaz até mesmo de superar a morte do atacante Denner. Se não fosse a derrota para o Flamengo, na partida seguinte ao falecimento do atleta, o Vasco conquistaria o tri de forma invicta. O zagueiro manteve a expectativa criada desde sua contratação e caiu nas graças da torcida, formando uma dupla tranqüila e serena com Alexandre Torres.

Ricardo Rocha acabou saindo em 1995, ficando apenas duas temporadas no Vasco. Mesmo sendo pouco o período, ele foi incluído pela Revista Placar no melhor time vascaíno de todos os tempos ao lado do lendário Bellini na dupla de zaga.

_________________________________________

Período: 1994 a 1995

Títulos:

  • Campeonato Carioca - 1994

_________________________________________