O último dos anúncios

02/07/2012 17:36
O último dos anúncios
 
 
 
   Hoje é um dia muito importante para todos nós do Blog Vascainos do Futuro,  talvez vocês não saibam, apesar de desconfiarem, creio eu, mas para todos os efeitos, será dado o anúncio oficial: O Blog Vascainos do Futuro chega ao fim de seu ciclo.
  Neste artigo, que inevitavelmente será um pouco extenso, irei abordar os principais motivos do fim do blog e é claro, agradecer a todos que nos possibilitaram esses 2 anos de existência.
Gostaria de deixar claro, que minha intenção nunca foi a de extinguir o blog, mas as circunstâncias nos levaram a tomar tal medida. 
 
O Começo
 
            Para explicar o fim do blog, vamos voltar no tempo, e relembrar o VF desde sua criação. O ano era 2010, à época, eu e meu primo(Felipe), tínhamos a ambição de manter um blog sobre nosso clube de coração, porém, haviam vários obstáculos que impossibilitavam tal realização. Primeiro, Felipe ainda não tinha conexão em casa, não haveria como manter um blog, segundo, nenhum de nós sabia absolutamente nada de como criar um site, terceiro, não tínhamos dinheiro para investir(e ainda não temos, hehe) e terceiro, não sabíamos como gerir um blog.
           Daí surgiu o blog denominado "Vasco é 10", numa plataforma bem mixuruca, tão mixuruca, que não é digna de ter seu nome citado aqui, resumidamente, o blog, até era bem feitinho, mas as limitações eram brutais. Haviam propagandas, widgetes toscos e uma URL que mais parecia o nome de nosso Tiradentes. Outro empecilho era a inexperiência, não sabíamos nada sobre blogs, chegamos a achar, que um blog bom é um blog que concentra todo tipo de informação na WEB.  Widgets de tempo,contadores,games,notícias,calendário,moda,estética,culinária, fotos do estádio do Flamengo... Tá bom vai, esse último entregou toda a ironia. Em todo caso, o fato era: Não sabíamos como gerenciar um blog esportivo.
 
Primeiros degraus..
 
         Lembro-me bem, a emoção que foi saber que havíamos chegado a 100 visitas,através de um widget que havia no blog.   Logo, no entusiasmo da ocasião, lançamos uma nova meta, a qual eu admito: Duvidei que fosse possível. A meta era obter 1000 visitas até o fim do ano, não me recordo bem quantos meses faltavam, mas tínhamos praticamente um ano inteiro pela frente. Achei bem utópico da parte do Felipe tal meta, mas, fui a luta.
Hoje vocês podem estar nos perguntando: "Eaí, conseguiu?" Não... não conseguimos. Apesar do entusiasmo, o blog foi abandonado, devido a diversos problemas, dentro os quais, alguns foram citados aqui inclusive.
 
Vascainos do Futuro
 
         Pouco tempo depois, inaugurávamos um novo blog, em uma nova plataforma, bem mais completa, que à época, inclusive me deixou dislumbrado, relevem, eu era um aventureiro na blogosfera. Em todo o caso, é de se enaltecer a importância da Webnode em nossa caminhada. Lançamos o www.vascainosdofuturo.webnode.com.br . Nosso mais novo site.
         Novo site, novas ambições, metas  e projetos. Dessa vez, um pouco mais experientes, visávamos primeiramente construir um site, com diversos menus ,um acervo sólido sobre a história do Club de Regatas Vasco da Gama. Porém, logo notamos que para construirmos um público precisaríamos de algo que chame atenção com frequência. Daí veio a ideia de posts diários a respeito do nosso clube.  Meu apogeu.... meu declínio.
        Daí começou-se um novo ciclo, postando todos os dias, as vezes até mais de uma vez, assim, nossas visitas começaram a aumentar, como esperado. De 25 visitas diárias, para 50, para 75, 90, 100, 130, 180, chegando em 180 com picos de até 240. Conquistamos nosso espaço.
Com o crescimento veio também a necessidade de ampliarmos nossa equipe e melhorarmos nosso conteúdo e blog. Assim veio em atacado: Um novo template(design do site) e um novo domínio, o tão sonhado: www.vascainosdofuturo.com doado pelo nosso Modesto Neto.
        Peraí, peraí.... Estamos pulando coisas importantes, muito importantes!! A entrada do "terceiro elemento", Caudo Feitosa, que foi peça importante de nossa engrenagem por muito tempo.  Ele e eu(Luan Lima) nos revezávamos na hora de postar, e assim o blog cresceu cada vez mais, ele também divulgava-nos muito bem, o que colaborava. Com ele rapidamente crescemos. Lembro-me que conheci ele numa comunidade do Orkut, aonde eu procurava pessoas interessadas em nos ajudar com o blog, algumas pessoas se disseram interessadas, mas poucos realmente ajudaram,  e Caudo foi um desses, ele já tinha o desejo de trabalhar com mídia, hoje, sem querer ser intrusivo, mas acho que posso dizer, que ele faz faculdade e planeja trabalhar com cinema.
 
O ciclo se fechava...
       Ele nos ajudou bastante, até o segundo semestre de 2011, quando por volta de setembro, ele foi aos poucos diminuindo o ritmo, por conta de questões pessoais. Em dezembro veio o anúncio oficial: Caudo não poderia mais colaborar com o blog. Sim, um baque, mas o compreendi perfeitamente. Começou-se então a busca por novas pessoas que pudessem colaborar conosco, daí veio o Diego Lopes, que ajudou-nos nesses últimos meses.
        Houveram algumas novas tentativas de reerguer o blog, algumas reuniões foram marcadas, com pessoas que chegaram a se comprometer em ajudar, mas que na prática, não ajudaram em nada. O Blog bem que tentou se reerguer, mas já não haviam mais forças.
Não foi só a saída de Caudo, foi também a saída de Anildo, professor de matemática e excelente cronista. Ele começou a não ter mais tempo para postar. Professor nesse país sofre mesmo! Além dele, Modesto Neto, outro excelente membro de nossa equipe, também não podia mais colaborar, agenda cheia... Faltavam horários, mas, ele nos deixou um último presente, o qual todos nós do VF somos gratos até hoje. Ele nos deu nosso domínio próprio. Obrigado Modesto!  Algumas outras pessoas colaboraram conosco durante um tempo, como a "Menina da Arquibancada", Milca e Jéssica Corais.
       Apesar de todo o esforço, não havia mais como prosseguir, tentativas em vão, restou apenas eu e  meu primo nessa história. 
Vocês podem estar estranhando eu não ter citado meu primo como postador, é porque ele geralmente cuidou da parte de divulgação do site, apesar de ter postado em algumas ocasiões. Ele é o cérebro por trás do Musa do VF e outros projetos e ideias bacanas que tivemos.
O Musa do VF aliás, que foi uma ideia dele, e só dele. A qual, cheguei a duvidar que fosse possível,achei utópico, mas permiti que ele tocasse adiante esse projeto tão ambicioso. Ele, mesmo sem ter o devido apoio, organizou tudo e nos preparou o Musa do VF, qu teve também uma segunda e uma terceira edição.
        A primeira edição, até por ser "estreia", foi bem especial, nossa campeã, Yedda, conseguiu a partir dali, e é claro, de seu próprio esforço e dedicação,decolar de vez, hoje ela é repórter da Amo Vasco e faz parte da rádio Mitos da Colina, que tem parceria com o SuperVasco.  A segunda edição consagrou Lara Zamboni, nossa segunda Musa,a quem também somos gratos. Já a terceira e última edição, mais recentemente, consagrou com autoridade Julia Marttine como nossa 3ª Musa.
       Após esse último Musa do VF, decidimos que é chegada a hora de encerrarmos o ciclo do Vascainos do Futuro. Tudo já foi previamente planejado, com mais de um mês de antecedência, todos os membros do bog e até ex-membros, concordaram. É como dizem, tudo, um dia chega ao fim e o nosso dia chegou.   Não havia mais formas de continuar, nossas visitas, além de tudo despencaram, fruto da nossa falta de tempo para manter esse blog. Eu não poderia dar  conta de postar todo dia, nem Felipe de toda a divulgação. Por isso, em comum acordo, decidimos dar um ponto final em nossa história.
 
Obrigado!
 
        Gostaria de agradecer a cada pessoa que contribuiu com a nossa permanência de 2 anos na blogosfera, gostaria de agradecer a Felipe, que criou o Musa do VF e teve uma contribuição enorme no nosso crescimento, gostaria de agradecer ao Caudo Feitosa, pela força que ele me deu por praticamente 1 ano, chegando por diversas vezes a segurar a barra,quando eu não podia postar, valeu mano!    Não posso deixar de agradecer também ao Diego, que nos ajudou  nesses últimos meses, ao Modesto Neto, por nos presentear com um domínio e nos privilegiar com seus excelentes textos, agradecer também ao nosso Anildo, sempre inteligente em seus comentários, agradecer a Milca, Jessica Corais e a Menina da Arquibancada, que postaram algumas vezes. E é claro, agradecer a você que nos premiou com suas visitas inúmeras vezes! Se chegamos a algum lugar, é por fruto do trabalho de todos nós, e do carinho de vocês. Foram mais de 115 mil visitas nesses pouco mais de dois anos, não é brincadeira! Obrigado galera!
 
A quem interessar, eu estarei colaborando com alguns outros blogs, e o Felipe, assim como eu, estaremos dando uma moral no: www.vascainossa.blogspot.com.br  do nosso querido amigo Thadeu!
 
Falou moçada, valeu!!
 
 
/+/Saudações Vascainas/+/

Comente!

O último anúncio

Felipe | 03/07/2012

Valeu pessoal gostaria de agradecer a todos que fizeram parte do nosso Blog. Pra mim foi muito bom poder representa o meu Clube de coração

Obrigado

Diego Lopes | 03/07/2012

Obrigado por me deixarem fazer parte de uma equipe como está. Espero levar a amizade de vocês

Re:Obrigado

Luan | 03/07/2012

É isso aí amigo, você fez parte disso tudo, obrigado por ter colaborado conosco!

Trajetória

Caudo | 02/07/2012

É, terminou. Como todos, eu nem me despedi do blog, mas é pq não havia tempo... pré vestibular, agora facul... vish!

Enfim, eu não podia deixar de comentar na última postagem deste site que deu as primeiras lapidadas na minha carreira como comunicador. Na época que entrei, fazia técnico de informática e planejava ser programador. Pouco depois vi que eu não tinha não batia com exatas e o VF me ajudou a perceber q a única coisa que sabia fazer era escrever.

Lembro-me de uma epopeia onde quase entrevistamos o Dedé. Seriamos os primeiros a entrevistá-lo, entraríamos na história do jornalismo brasileiro, mas fomos barrados pela assessoria de imprensa haha. Conseguimos contato com amiga e namorada dele, chegamos quase lá.

Outro marco foi a entrevista com o SuperVasco. Embora demorada, conseguimos por meio do Pedro Maranhão, ex-repórter do SV.

Após isso tudo, conseguimos muitas visitas, nunca imaginamos que conseguiríamos. Não tanto assim. Aí eu tive que largar por causa do supracitado, mas já com a ideia fixa na cabeça: vou ser um jornalista.

Confesso que também me desmotivei porque comecei a escrever textos fictícios, nenhum relato do real: o trabalho do jornalista. Agora estou na PUC-Rio e voltei as minhas raízes: o trabalho artístico. Vou mudar minha habilitação que era de Jornalismo para Cinema ainda esse ano e pretendo ser diretor, roteirista ou diretor de fotografia. Sempre escrevendo, sempre ficção, sempre agradecendo ao VF por ter me influenciado a definir o meu caminho.

Re:Trajetória

Caudo | 02/07/2012

Ah, e hoje eu sei que faço outras coisas bem além de escrever, tanto é que mudei para Cinema :P

Re:Trajetória

Luan | 02/07/2012

Sucesso cara!
Nós somos gratos por ter contado com você durante esses tempos, você tem futuro rs
A sua história é inversa a minha, eu comecei escrevendo, e queria ser blogueiro, mas hoje to estudando pra me formar em programação haha

Re:Re:Trajetória

Caudo | 02/07/2012

Que azar em seguir na programação... UHAHAUAHUHAUUA

Novo comentário