Esse ano sem dúvidas será o campeonato mais disputado de todos!
A economia se reflete no Brasileirão!
Há alguns dias atrás li no twitter um rapaz latino-americano dizendo que o futebol brasileiro estaria "monstruoso" este ano, aliás, foi sobre o Campeonato Brasileiro, mas porque não falar do esporte em si? O tweet no microblogera sobre a vinda de Juninho Pernambucano ao Vasco(Pobre Sport!), mas o mesmo me fez refletir sobre a situação da "economia boleira".
Não sei se vocês se lembram de um texto que fiz no ínicio do ano, de título: "E o futebol cresce com o Brasil", em que eu dizia que bons jogadores vinham sendo trazidos, enquanto o "status" do brasileirão crescia. Na época eu estava arriscando uma futura realidade, soava como um blefe meu, alguns, talvez, não acreditaram, e eu, no fundo do meu âmago achava que isso estava distante. Mas não está!
Vamos falar dos astros e sintam-se agraciados a cada nome lido; relebrem, ou imaginem, os lances de cada jogador. Começo com o Corinthians, que trouxe Liédson, Adriano e planeja a vinda de Seedorf, esse último soa nos meus ouvidos como uma bela ópera estrangeira! Vejam a beleza de um curriculo internacional no Brasil, algo que eu nunca imaginei que veria. Seedorf... se vier, vai ser bom te ver jogar! Do lado Santista temos as novas joias sendo lapidadas, como Ganso e Neymar, além do já lapidado Elano. Mais futuros craques no São Paulo, como Casemiro e o já convocado por Mano, Lucas. Além do Luis Fabiano, que ainda não estreou. Pelo Palmeiras temos os já conhecidos Kléber, Valdivia(apesar dos pesares) e o São Marcos.
Em Minas estão sendo formados dois timaços, ambos fortes, apesar dos reveses nos seus respectivos campeonatos. O galo mineiro tem como protagonistas o zagueiro Réver e o atacante Guilherme, além da promessa Phillipe Souto. Na toca da raposa temos como maiores nomes os já conhecidos Fábio, Henrique e Montillo.
No Rio, vamos começar pelo Botafogo: o mais fácil já que não tem ninguém além do goleiro Jefferson, constantemente convocado para a seleção. O alvinegro é forte candidato a descida caso não contrate. O Fluminense está em franca decadência, quase rompendo com a Unimed e explodindo em guerras internas, têm como astros Conca e Fred, o segundo apontado como pivô das brigas. O atual campeão carioca, e nosso maior ríval, Flamengo, não tem nenhum nome que encha os olhos além do Thiago Neves. A torcida ainda espera que o Ronaldinho e Deivid joguem bem, por isso, não posso considerá-los como peças principais. Embora tenham pouca mão de obra, o rubro negro vai atrás no mercado, negocia com Grafite e Seedorf, além de ter os novos jogadores como Negueba e Diego Mauricio, vamos ver no que vai dar. Por fim, o Vasco, que não preciso falar muito. Vocês já sabem que temos Felipe, Dedé e Anderson Martins como melhores jogadores, temos também Diego Souza e Alecsandro como nomes de peso, mas, do mesmo modo que os rubro-negros, ainda não atuaram dignamente. Além, é claro, do Bernardo, como promessa.
No sul, o Colorado Gaúcho tem duas grandes promessas: Oscar e Leandro Damião, o segundo que já foi até convocado para a seleção, além de Guiñazu. No Grêmio temos uma defesa sólida, com Victor no gol, Fábio Rochemback como cão de guarda da defesa que conta com Rodolfo e Mário Fernandes! Haja Damiões para furar essa zaga!
As cotas televisivas vão aumentando, os patrocínios também, e quem lucra com isso somos nós, torcedores. Vamos ver um campeonato digno do país do futebol e espera-se ainda mais nos próximos anos. Espero ansiosamente por 2014!
Por: Caudo